ANÁLISE DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA SOB A PERSPECTIVA DO CORPO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de estudo de caso, a percepção do corpo docente do Polo Universitário de Volta Redonda (PUVR-UFF), um Campus avançado da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre as possibilidades de interação Universidade-Empresa e a incorporação desse tema às clássicas missões de ensino e pesquisa da universidade pública. Na revisão bibliográfica são abordados a segunda revolução acadêmica no Brasil, um breve histórico da UFF e a implantação do PUVR-UFF. Posteriormente, são apresentados os resultados da pesquisa exploratória realizada com 85 professores do PUVR-VR, buscando identificar as ações e percepções do corpo docente sobre Interação Universidade-Empresa, destacando para a frequência e as tipologias de interação que realizam com as empresas, os tipos de interação Universidade-Empresa realizados e as principais barreiras encontradas. A partir dos dados da pesquisa, conclui-se que ainda não há evidências que possam considerar o PUVR-VR como enquadrado no conceito de universidade empreendedora, mas é possível afirmar que há um potencial para a interação do PUVR-UFF com as empresas de sua região de influência; o principal instrumento para fomentar essa relação seria a criação de uma infraestrutura institucional para realizar a comunicação e a gestão da interação, e o principal desafio o de despertar o espírito empreendedor entre o corpo docente, estimulando o estabelecimento de parcerias com o setor produtivo.
Palavras-chave: Interação Universidade-Empresa. Universidade pública. Inovação.
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