POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MERCADO: DEFINIÇÃO DE UMA PROPOSTA DE VALOR PARA UMA MARCA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Autores

  • Verner Luis Antoni Universidade de Passo Fundo
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Aline Mara Meurer Universidade de Passo Fundo

Resumo

O objetivo deste artigo centrou em definir uma proposta de valor para direcionar o posicionamento estratégico adequado de uma nova marca de produtos de limpeza. Para alcançar o objetivo, foi utilizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com 12 intermediários de mercado e quatro gestores da organização foco, por meio da qual se operacionalizou a aplicação de um método para a definição de proposta de valor. Quanto às implicações acadêmicas, o presente trabalho ampliou teoricamente algumas das contribuições descritas nos estudos relacionados ao processo de posicionamento estratégico, como as pertinentes à necessidade de orientação ao mercado e à inclusão das dimensões de diferenciação – produto, serviços ao cliente, recursos humanos e imagem – para análise.

Palavras-chave: Posicionamento. Proposta de valor. Marca.

 

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Biografia do Autor

Verner Luis Antoni, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor pesquisador da UPF.

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Engenharia de Produção pela UFRGS. Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

Aline Mara Meurer, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

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Publicado

07-07-2014

Como Citar

Antoni, V. L., Medeiros, J. F. de, & Meurer, A. M. (2014). POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MERCADO: DEFINIÇÃO DE UMA PROPOSTA DE VALOR PARA UMA MARCA DE PRODUTOS DE LIMPEZA. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 431–458. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2282