PERFIL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE: UM COMPARATIVO ENTRE OS PERIÓDICOS CONTABILIDADE VISTA & REVISTA E UNIVERSO CONTÁBIL, NO PERÍODO DE 2006 A 2010

Autores

  • Francielly Dornelas Correia Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Jéssica Rosa Diniz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Denise Mendes da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar se existe semelhança entre o perfil da produção científica em Contabilidade publicada nos periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil, no período de 2006 a 2010, utilizando parâmetros epistemológicos, bibliométricos e de formato. Para isso foram selecionados os artigos nacionais publicados nas duas revistas no período de 2006 a 2010, totalizando cinco anos analisados. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. Os dados foram analisados com uso da estatística descritiva e do teste de Mann-Whitney. A análise dos resultados permitiu concluir que os periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil são estáveis em relação ao número de artigos publicados por ano e por edição no período analisado; as publicações de ambos contam, em sua maioria, com dois autores; os artigos são originados das mais diversas instituições de vários Estados brasileiros; a Contabilidade Vista & Revista apresentou predominância de autores da própria instituição de origem do periódico; a maior parte dos autores das publicações é constituída de doutores; a área temática que mais apresentou trabalhos é a de Contabilidade Gerencial; a abordagem metodológica mais empregada é a qualitativa. A análise estatística demonstrou que o perfil da produção científica dos dois periódicos é semelhante no período em questão.

Palavras-chave: Produção científica. Contabilidade. Bibliometria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Dornelas Correia Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Contábeis.

Jéssica Rosa Diniz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Denise Mendes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Docente da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Dornelas Correia Lima, F., Rosa Diniz, J., & Mendes da Silva, D. (2014). PERFIL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE: UM COMPARATIVO ENTRE OS PERIÓDICOS CONTABILIDADE VISTA & REVISTA E UNIVERSO CONTÁBIL, NO PERÍODO DE 2006 A 2010. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(2), 607–640. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/2092