Avaliações de desempenho no ensino contábil brasileiro: Uma análise comparativa entre IES diante do Exame de Suficiência do CFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.19638

Palavras-chave:

Exame de Suficiência, Ensino contábil, Ensino superior, IES

Resumo

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é mencionado por diversos autores como uma ferramenta de avaliação do desempenho de estudantes de Ciências Contábeis. Desde 2011 o exame foi alavancado como condição necessária para a obtenção do registro profissional contábil por meio da Lei 12.249 (2010). Embora o exame tenha sido aplicado ininterruptamente desde a referida Lei, seus resultados não haviam sido divulgados, até então, de forma segregada por Instituição de Ensino Superior (IES). Contudo, em 2017, o CFC disponibilizou os resultados do exame aplicado no primeiro semestre de forma analítica, considerando os resultados auferidos por cada IES. Mediante a relevância do exame e a novidade informacional, este estudo buscou verificar se há diferença no nível de desempenho obtido pelos estudantes de Ciências Contábeis das IES brasileiras no Exame de Suficiência do CFC, considerando as diferentes características dessas IES como possíveis determinantes de desempenho. Foram utilizados métodos quantitativos para a verificação das hipóteses formuladas considerado um nível de confiança de 95% o tempo todo. Os resultados sugerem diferenças estatisticamente significativas das médias de aprovação no Exame de Suficiência para todas as condições observadas. Os achados deste estudo contribuem para a esfera de pesquisas sobre o ensino contábil no Brasil permitindo análises setoriais nessa vertente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barreto, A. L., & Filgueiras, C. A. L. (2007). Origens da Universidade Brasileira. Química Nova, 30(7), 1780-1790.

Boggino, N. (2009). A avaliação como estratégia de ensino. Revista de ciências da educação, 9(2), 79-86.

Bugarim, M. C. C., Rodrigues, L. L., Pinho, J. C. C., & Machado, D. Q. (2014a). Análise Histórica dos Resultados do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista de contabilidade e controladoria, 6(1), 121-136.

Bugarim, M. C. C., Rodrigues, L. L., Pinho, J. C. C., & Machado, D. Q. (2014b). Desempenho Dos Profissionais De Contabilidade No Exame De Suficiência Do CFC: Uma Análise De Conglomerados Regionais. Revista de Contabilidade e Organizações, 8(22), 60-71.

Camargo, R. V. W., Camargo, R. C. C. P., Andrade, D. F., & Bornia, A. C. (2016). Desempenho dos alunos de ciências contábeis na prova ENADE/2012: Uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC), 10(3), 332-355.

Candiotto, L. B., & Miguel, M. E. B. (2009, Outubro). O Curso De Ciências Contábeis na Educação Brasileira: Das aulas De Comércio Ao Curso Superior De Ciências Contábeis (1808-1951). Anais do Congresso Nacional de Educação—EDUCERE, Curitiba, 9.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Decreto 9.235, 2017. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm

Decreto-Lei 7.988, 1945. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-7988-22-setembro-1945-417334-publicacaooriginal-1-pe.html

Decreto-Lei 9.295, 1946. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del9295.htm

Diehl, C. A., & Souza, M. A. (2007). Formação, certificação e educação continuada: Um estudo exploratório do profissional contábil sob a óptica das empresas head hunters. BASE—Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 4(7), 233-248.

Espejo, M. M. S. B., Ribeiro, F., Silva, P. Y. C., & Oliveira, R. M. (2017). Conversação Necessária: Articulação Entre O Curso De Graduação Em Contabilidade E Os Programas De Pós-Graduação Stricto-Sensu Na Área. Contabilidade Vista & Revista, 28(1), 1-24.

Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier.

Galvão, N. (2016). Percepção dos contadores sobre o exame de suficiência do CFC. Revista Catarinense da Ciência Contábil—CRCSC, 15(45), 49-62.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Gonzales, A., & Ricardino, A. A., Filho. (2017). Transparência na divulgação de resultados do exame de suficiência do CFC. Revista Contabilidade & Finanças, 28(1), 45-66.

Gujarati, D. N., & Porter, D. C. (2011). Econometria básica. (5a ed.). Porto Alegre: AMGH.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018a). ENADE. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/enade

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2002). Exame Nacional do Ensino Médio—Documento Básico. Brasília, DF: INEP.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. (2018b). Recuperado de http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior

Kounrouzan, M. C. (2011). A qualidade do ensino nos cursos de ciências contábeis e a formação do contador para atender o mercado de trabalho. Thêma et Scientia, 1(1), 17-26.

Lei 9.394, 1996. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm

Lei 12.249, 2010. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12249.htm#art76

Lima, C. E. S., Silva, A. C. B., Campelo, K. S., & Gonçalves, V. L. (2012). Exame de suficiência: Um estudo sobre a percepção de alunos concluintes de cursos de ciências contábeis do município de Caruaru-PE quanto a sua preparação face ao conhecimento adquirido na graduação. Anais do Congresso Brasileiro de Contabilidade, Belém, 19.

Lopes, A. C. T. (2009). Temas da Doutrina Científica da Contabilidade. São Paulo: Biblioteca24horas.

Madeira, G. J., Mendonça, K. F. C., & Abreu, S. M. (2003). A disciplina teoria da contabilidade nos exames de suficiência e provão [Edição especial]. Contabilidade Vista & Revista, 14(esp), 103-122.

Martins, C. M. F., Silva, C. B. A., Bernardo, D. C. R., & Madeira, G. J. (2003). O desempenho do estado de Minas Gerais no sétimo exame de suficiência do CFC— março/2003. Contabilidade Vista & Revista, 14, 81-102.

Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Martins, O. S., Vasconcelos, A. F., & Aguiar, P. (2009). IES Pública X IES Privada: Uma Investigação Sobre o Mito da Influência do Tipo de IES na Atuação Profissional do Contador. Revista Contabilidade Vista & Revista, 20(2), 39-64.

Miranda, C. S., Araújo, A. M. P., & Miranda, R. A. M. (2017). O exame de suficiência em contabilidade: Uma avaliação sob a perspectiva dos pesquisadores. Revista Ambiente Contábil, 9(16), 158-178.

Nascimento, C. D. L., & Souza, M. A. (2005). Os indicadores sobre a qualidade dos cursos de Ciências Contábeis: Um estudo acerca dos resultados do ENC e do Exame de Suficiência. Anais do Congresso Internacional de Custos, Florianópolis, 9.

Nogueira, C. A. G., Nogueira, A. O., Almeida, S. F. D. C., Ribeiro, J. L., & Chaves, V. T. L. (2013). Preparação para o exame de suficiência: Desafios para os docentes do curso de ciências contábeis. Anais do Encontro de Práticas Docentes, Fortaleza, 5.

Peleias, I. R., Silva, G. P., Segreti, J. B., & Chirotto, A. R. (2007). Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: Uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, 18(spe), 19-32.

Pinheiro, F. M. G., Dias, J. M., Filho, Lima, R. N., Filho, & Lopes, L. M. S. (2013). O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: Uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 11(1), 50-65.

Resolução CFC 853, 1999. Recuperado de http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_853.pdf

Resolução CFC 1.486, 2015. Recuperado de http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/Res_1486.pdf

Santos, C. A., Pinto, J. S., Gonçalves, M. L., & Nunes, R. S. (2013). Exame de Suficiência: Percepção de docentes dos cursos de Ciências Contábeis das faculdades de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Contabilidade, 197, 64-77.

Santos, M. J. A., Pinheiro, L. B., Oliveira, J. W., Silva, S. G., Nogueira, M. S., Lima, A. V., . . . Terra, B. (2014). Um estudo comparativo entre o exame de suficiência do conselho federal de contabilidade, o exame nacional de desempenho de estudantes e a pós-graduação stricto sensu dos cursos de ciências contábeis do Estado do Rio de Janeiro. Polêmica, 13(4), 1681-1698.

Silva, A. C. R., Gomes, S. M. S., Guimarães, I. P. (2008). Educação em Contabilidade: Alguns Aspectos Crítico-Sugestivos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade/2006. Anais do Congresso brasileiro de contabilidade, Gramado, 18.

Silva, R. M. P. (2008). Percepção de Formandos Em Ciências Contábeis Sobre Sua Preparação Para Ingresso no Mercado de Trabalho: Um estudo no âmbito dos cursos do Distrito Federal (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, DF.

Stevenson, W. J. (1981). Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra.

Viggiano, E., & Mattos, C. (2013). O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 94(237), 417-438.

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

Marçal, R. R., Matos, V. da S., de Carvalho, T. F. M., & Carvalho, M. da S. (2019). Avaliações de desempenho no ensino contábil brasileiro: Uma análise comparativa entre IES diante do Exame de Suficiência do CFC. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 18(2), 363–384. https://doi.org/10.18593/race.19638