O estágio: ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho?
Resumo
O mundo contemporâneo exige um profissional capacitado, com competências específicas para exercer determinadas atividades nas organizações. As universidades formam academicamente seus discentes, mas devem também se preocupar com a formação profissional. A pesquisa que originou este trabalho buscou analisar como o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ESO) contribui para a formação do aluno frente ao mercado de trabalho no setor sucroenergético pernambucano, na perspectiva dos gestores das usinas e dos graduandos do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre 2009 e 2011. O período escolhido é imediatamente posterior à nova legislação de estágio, a Lei n. 11.788/08, que regula as novas condições para a realização do estágio junto a organizações e que exigiu mudanças tanto da Universidade quanto das unidades concedentes de estágio. Foram escolhidos os graduandos de Agronomia porque é o primeiro Curso da Universidade, com importância histórica para a Instituição. A pesquisa se caracteriza como descritiva com estratégia analítica e utilizou entrevistas semiestruturadas com gestores. Identificou-se que o meio de Recrutamento e Seleção mais utilizado é a “indicação” e que são oferecidos Treinamentos Técnicos e Comportamentais aos estagiários. Os gestores foram unânimes em afirmar que o estágio é um facilitador para o ingresso no mercado de trabalho, como também afirmam diversos autores. O estágio possibilita ao aluno vivenciar responsabilidades e compromissos no exercício de sua função, bem como conhecer sua área de atuação e rotina profissional, podendo ser entendido como mais uma forma de inclusão no mundo do trabalho.
Palavra-chave: Estágio supervisionado. Formação profissional. Usinas.
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