A influência da educação financeira na inserção dos investidores no mercado de capitais brasileiro: um estudo com discentes da área de negócios

Autores

  • Klerton Andrade Freitas de Amorim Universidade Federal da Paraíba
  • Greicy Kelly Farias Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão Universidade Federal da Paraíba
  • Dimas Barrêto de Queiroz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v17i2.16834

Resumo

Resumo: A educação financeira e o entendimento do mercado de capitais abrem as portas de interação entre os agentes econômicos. Autores afirmam que o funcionamento do mercado de capitais no Brasil é conhecido por poucos, contudo, ressaltam que apesar desses aspectos, parece existir uma preocupação recente em atrair os investidores com credibilidade e sustentabilidade.  Nesse sentido, no presente estudo investigou-se o nível de educação financeira de discentes da área de negócios de uma universidade pública e a sua relação com a participação no mercado de capitais. Para tal fim, definiu-se a hipótese de que a educação financeira dos investidores influencia positivamente a probabilidade de participação no mercado de capitais brasileiro. Para a elaboração do indicador de educação financeira, coletaram-se os dados necessários baseados nos quesitos utilizados por Atkinson e Messy (2012), publicados na Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). O método utilizado foi a regressão logística múltipla, cujo principal escopo foi investigar a possibilidade de ocorrência de um determinado evento. Os resultados encontrados demonstraram, a partir do efeito marginal, uma probabilidade de inserção no mercado de capitais de 6% para a amostra utilizada. Para tanto, verificou-se que o aumento de pontuações adquiridas nas questões de conhecimento financeiro refletiram em uma maior probabilidade de inserção nesse mercado. Com base nos resultados apresentados, a hipótese do estudo não é rejeitada, entretanto, destaca-se que os investimentos em educação financeira no País precisam ser aprimorados, visto que os conhecimentos financeiros dos brasileiros se apresentaram em 1,2% abaixo da média internacional, de acordo com o relatório da Organization for Economic Cooperation and Development (2016).

Palavras-chave: Educação financeira. Capital humano. Mercado de capitais.


The influence of financial education in integration of investors in Brazil's capitals market: a study with students of the business area

 

Abstract: Financial education and understanding of the capital markets open the doors of interaction between economic agents. The authors claim that the functioning of the capital market in Brazil is known by few, however, point out that despite these aspects, there seems to be a concern recently in attracting investors with credibility and sustainability.  In this sense, the present study investigated the level of financial education of students of the business area of a public University and your relationship with the participation in the capital market. To that end, it was defined that there is no positive relationship between financial education of investors and your participation in the Brazilian capital market. For preparation of financial education, collected the data needed based on items used by Atkinson and Messy (2012), published on Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The method used was the multiple logistic regression, whose main scope was to investigate the possibility of occurrence of a specific event. The results demonstrated from the marginal effect insertion probability on the capital market of 6% for the sample used. For both, it was found that the increase in scores on financial knowledge acquired, reflected in a higher probability of entering this market. Based on the findings, the study's hypothesis is not rejected, however, that investments in financial education in the Country need to be enhanced, since the financial knowledge of Brazilians were at 1.2% below the international average, according to the report Organization for Economic Cooperation and Development (2016).

Keywords: Education. Human capital. Financial capital market.

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Biografia do Autor

Klerton Andrade Freitas de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Assessor de Investimentos. Formado em Contabilidade pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Professor de investimentos e pesquisador na área de Finanças e Contabilidade. Colaborador do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira e Imóveis (NUPEFI). Como Assessor de Investimentos, possui competências no Mercado Financeiro e Previdência Privada. Possui o Programa de Qualificação Operacional - (PQO) da BM&FBOVESPA, certificação ANCORD e certificação Anbima - CPA 20 para atendimento de Investidores Qualificados. Como pesquisador possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis em Finanças Públicas e no Mercado Financeiro e de Capitais.

Greicy Kelly Farias Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (2016-2019). Atualmente, atua como pesquisador(a) colaborador(a) do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira e Imóveis (NUPEFI) no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, com participação ativa na linha de pesquisa de Contabilidade Gerencial. Atuação Profissional: Trainee de contabilidade na Instituição Financeira: Central Sicredi NNE.

Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, Universidade Federal da Paraíba

Possui doutorado (2013-2016 - UnB/UFPB/UFRN), mestrado (2011-2012 - UnB/UFPB/UFRN) e graduação (2007-2010 - Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes) em Contabilidade. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Finanças e Contabilidade, nos cursos de graduação e pós-graduação), onde é Editor Geral da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin), coordena o Projeto de Extensão Olimpíada Interna de Contabilidade e o Projeto de Monitoria em Finanças Quantitativas, além de orientar alunos de PIBIC e manter os blogs Contabilidade & Métodos Quantitativos (contabilidademq.blogspot.com) e Finanças Aplicadas Brasil (financasaplicadasbrasil.blogspot.com). É vice-coordenador do Projeto Sala de Ações (Departamento de Economia) e tem experiência com avaliação de empresas, análise fundamentalista e seleção de carteiras.

Dimas Barrêto de Queiroz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2015). Mestre em Ciências Contábeis pelo mesmo Programa (2011). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É editor adjunto da Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin). É líder do grupo de pesquisa Gastos Públicos, Desenvolvimento Humano e Ciclos Politico-Orçamentários. Tem concentrado suas pesquisas na área de Contabilidade e Finanças Públicas.Tem experiência como contador e consultor na área de Contabilidade Pública.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Amorim, K. A. F. de, Lucena, G. K. F., Girão, L. F. de A. P., & Queiroz, D. B. de. (2018). A influência da educação financeira na inserção dos investidores no mercado de capitais brasileiro: um estudo com discentes da área de negócios. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 17(2), 567–590. https://doi.org/10.18593/race.v17i2.16834