Análise do tipo, grau de novidade e dimensões da inovação: estudo de caso em uma vinícola localizada na Serra Gaúcha – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v17i2.15403

Resumo

Resumo: A inovação apresenta-se nas organizações na implantação de um produto, método de produção, marketing ou organizacional, novo ou significativamente melhorado, na empresa, em seu mercado ou no mundo, gerando competitividade. Com esta pesquisa teve-se como objetivo identificar inovações em uma empresa do ramo vitivinícola da Serra Gaúcha, entre 2005 e 2015. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso único, exploratório, com entrevistas individuais em profundidade com o Diretor e o Enólogo da Vinícola. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2009); foi utilizado o software NVivo 11® e realizada uma codificação a priori com base no referencial teórico. Na análise de conteúdo das entrevistas identificou-se que a Vinícola implementou 26 inovações, nas dimensões e nos tipos e graus de novidade. Constatou-se que as inovações apresentadas são resultado do trabalho familiar, com foco na qualidade, desenvolvendo vinhos finos de excelência.

Palavras-chave: Inovação. Manual de Oslo. Vinícola. Serra Gaúcha.

 

Analysis of the type, new degree and dimensions of innovation: a case study in a Winery located in the Serra Gaúcha – Brazil 


Abstract: Innovation presents itself in organizations in the process of a product implantation, method of production, marketing or organizational, launched or significantly improved, in the company, in its market or in the world, engendering competitiveness. The research had the objective of identifying innovations in a winery company in the Serra Gaúcha between 2005 and 2015. A qualitative research was conducted through a single, exploratory case study, through in-depth individual interviews with the Wine Director and Winemaker. For the content analysis, the software NVivo 11® was used and a priori codification was carried out based on the theoretical reference After analyzing the content of the interviews, it was identified the Winery implemented 26 innovations, in the dimensions, in the types and degrees of novelty. According to the interviewees, the innovations are results of the family work, focusing on developing the quality and excellence of fine wines.

Keywords: Innovation. Oslo Manual. Winery. Serra Gaúcha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul

Aluno de Mestrado em Administração da linha de pesquisa Inovação e Competitividade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA-UCS). Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2016/4). Experiência profissional e conhecimento nas áreas Administrativa, Comercial, Financeira e TI. Atua em Finanças, em rotinas de contas a pagar, controladoria financeira, orçamento financeiro, conciliação bancária e relacionamento com Instituições Bancárias.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS.

Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Administração de Empresas na Faculdade CNEC.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do curso de Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo.

Adrieli Alves Pereira Radaelli, Universidade de Caxias do Sul

Aluna de Doutorado em Administração da Universidade de Caxias do Sul - PPGA/UCS. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2012, sendo Bolsista CAPES - Modalidade I. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil - 2010. Atuou como bolsista iniciação científica junto ao Mestrado em Administração-UCS, de abril de 2008 a dezembro de 2009.

Joel Tshibamba Mukendi, Universidade de Caxias do Sul

Possui licence en Droit Économique et Social pela Université Protestante au Congo (2011). Também, bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Cursando mestrado em Administração na linha Inovação e Competitividade, na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica junto ao programa PIBIC/CNPQ, no projeto de pesquisa Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade nas Empresas Líderes no Brasil. Também, é integrante nos respectivos projetos de pesquisa: Empreendedorismo, Sustentabilidade socioeconômica e Inovação nas organizações da serra Gaúcha. Inovação em serviços públicos de saúde.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70: LDA, 2009.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2009.

CORREDOR, S.; FORERO, C.; SOMAYA, D. How External and Internal Sources of Knowledge Impact Novel and Imitative Innovation in Emerging Markets: Evidence from Colombia. Emerging Economies And Multinational Enterprises, v. 28, i. 1, p. 161-199, 24 jun. 2015.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. As Regras da Inovação. São Paulo: Bookman, 2007.

DORAN, J. Are differing forms of innovation complements or substitutes? European Journal of Innovation Management, v. 15, i. 3, p. 351-371, 27 jul. 2012.

DOSI, G.; PAVITT, K.; SOETE, L. The economics of technical change and international trade. London: Harvester Wheastsheaf, 1990.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Thomson, 1996.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREEMAN, C. The economics of industrial innovation. London: Frances Print, 1982.

GELDES, C.; FELZENSZTEIN, C.; PALACIOS-FENECH, J. Technological and non-technological innovations, performance and propensity to innovate across industries: The case of an emerging economy. Industrial Marketing Management, v. 61, p. 55-66, fev. 2017.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIL, A. C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

GUISADO-GONZÁLEZ, M.; VILA-ALONSO, M.; GUISADO-TATO, M. Radical innovation, incremental innovation and training: Analysis of complementarity. Technology In Society, v. 44, i. 1, p. 48-54, fev. 2016.

GUNDAY, G. et al. Effects of innovation types on firm performance. International Journal Of Production Economics, v. 133, i. 2, p. 662-676, out. 2011.

HENDERSON, R. M.; CLARK, K. B. Architectural innovation: the reconfiguration of existing product technologies and the failure of established firms. Administrative Science Quarterly, v. 35, p. 9-30, Mar. 1990.

HIGGINS, M. J. Innovate or evaporate: Test e Improve Your Organization’s IQ: Its Innovation Quotient. New York: New Management Publishing Company, 1995.

LEE, R. et al. Synergy effects of innovation on firm performance. Journal Of Business Research, set. 2017.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Tradução de: Leme Belon Ribeiro e Monica Stefani.

MARTİNEZ-ROS, E.; ORFILA-SINTES, F. Innovation activity in the hotel industry. Technovation, v. 29, i. 9, p. 632-641, set. 2009.

MARTINS, G. de A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MENGUC, B.; AUH, S.; YANNOPOULOS, P. Customer and Supplier Involvement in Design: The Moderating Role of Incremental and Radical Innovation Capability. Journal of Product Innovation Management, v. 31, i. 2, p. 313-328, out. 2013.

MOTHE, C.; THI, T. U. N. The link between non‐technological innovations and technological innovation. European Journal of Innovation Management, v. 13, i. 3, p. 313-332, ago. 2010.

NIETO, M. J.; SANTAMARÍA, L.; FERNANDEZ, Z. Understanding the Innovation Behavior of Family Firms. Journal Of Small Business Management, v. 53, i. 2, p. 382-399, abr. 2015.

NIETO, M. J.; SANTAMARÍA, L. The importance of diverse collaborative networks for the novelty of product innovation. Technovation, v. 27, i. 6-7, p. 367-377, jun. 2007.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. [S.l.]: [s.n.]., 2005. Tradução de: FINEP.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. Tradução de: The theory of economic development.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília, DF, 2014.

SHENG, M. L.; CHIEN, I. Rethinking organizational learning orientation on radical and incremental innovation in high-tech firms. Journal Of Business Research, v. 69, i. 6, p. 2302-2308, jun. 2016.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

WEIAND, S. G. Identificação das Inovações: Um Estudo de Caso nos Hospitais que Integram o Sistema de Saúde de Caxias do Sul - RS. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2009.

WINDRUM, P.; GARCÍA-GOÑI, M. A neo-Schumpeterian model of health services innovation. Research Policy, v. 37, i. 4, p. 649-672, maio 2008.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Tradução de: Cristhian Matheus Herrera.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Welchen, V., Olea, P. M., Ganzer, P. P., Chais, C., Radaelli, A. A. P., & Mukendi, J. T. (2018). Análise do tipo, grau de novidade e dimensões da inovação: estudo de caso em uma vinícola localizada na Serra Gaúcha – Brasil. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 17(2), 423–448. https://doi.org/10.18593/race.v17i2.15403

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)