Análise do tipo, grau de novidade e dimensões da inovação: estudo de caso em uma vinícola localizada na Serra Gaúcha – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v17i2.15403Resumo
Resumo: A inovação apresenta-se nas organizações na implantação de um produto, método de produção, marketing ou organizacional, novo ou significativamente melhorado, na empresa, em seu mercado ou no mundo, gerando competitividade. Com esta pesquisa teve-se como objetivo identificar inovações em uma empresa do ramo vitivinícola da Serra Gaúcha, entre 2005 e 2015. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do estudo de caso único, exploratório, com entrevistas individuais em profundidade com o Diretor e o Enólogo da Vinícola. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2009); foi utilizado o software NVivo 11® e realizada uma codificação a priori com base no referencial teórico. Na análise de conteúdo das entrevistas identificou-se que a Vinícola implementou 26 inovações, nas dimensões e nos tipos e graus de novidade. Constatou-se que as inovações apresentadas são resultado do trabalho familiar, com foco na qualidade, desenvolvendo vinhos finos de excelência.
Palavras-chave: Inovação. Manual de Oslo. Vinícola. Serra Gaúcha.
Analysis of the type, new degree and dimensions of innovation: a case study in a Winery located in the Serra Gaúcha – Brazil
Abstract: Innovation presents itself in organizations in the process of a product implantation, method of production, marketing or organizational, launched or significantly improved, in the company, in its market or in the world, engendering competitiveness. The research had the objective of identifying innovations in a winery company in the Serra Gaúcha between 2005 and 2015. A qualitative research was conducted through a single, exploratory case study, through in-depth individual interviews with the Wine Director and Winemaker. For the content analysis, the software NVivo 11® was used and a priori codification was carried out based on the theoretical reference After analyzing the content of the interviews, it was identified the Winery implemented 26 innovations, in the dimensions, in the types and degrees of novelty. According to the interviewees, the innovations are results of the family work, focusing on developing the quality and excellence of fine wines.
Keywords: Innovation. Oslo Manual. Winery. Serra Gaúcha.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70: LDA, 2009.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2009.
CORREDOR, S.; FORERO, C.; SOMAYA, D. How External and Internal Sources of Knowledge Impact Novel and Imitative Innovation in Emerging Markets: Evidence from Colombia. Emerging Economies And Multinational Enterprises, v. 28, i. 1, p. 161-199, 24 jun. 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. As Regras da Inovação. São Paulo: Bookman, 2007.
DORAN, J. Are differing forms of innovation complements or substitutes? European Journal of Innovation Management, v. 15, i. 3, p. 351-371, 27 jul. 2012.
DOSI, G.; PAVITT, K.; SOETE, L. The economics of technical change and international trade. London: Harvester Wheastsheaf, 1990.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Thomson, 1996.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREEMAN, C. The economics of industrial innovation. London: Frances Print, 1982.
GELDES, C.; FELZENSZTEIN, C.; PALACIOS-FENECH, J. Technological and non-technological innovations, performance and propensity to innovate across industries: The case of an emerging economy. Industrial Marketing Management, v. 61, p. 55-66, fev. 2017.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIL, A. C. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
GUISADO-GONZÁLEZ, M.; VILA-ALONSO, M.; GUISADO-TATO, M. Radical innovation, incremental innovation and training: Analysis of complementarity. Technology In Society, v. 44, i. 1, p. 48-54, fev. 2016.
GUNDAY, G. et al. Effects of innovation types on firm performance. International Journal Of Production Economics, v. 133, i. 2, p. 662-676, out. 2011.
HENDERSON, R. M.; CLARK, K. B. Architectural innovation: the reconfiguration of existing product technologies and the failure of established firms. Administrative Science Quarterly, v. 35, p. 9-30, Mar. 1990.
HIGGINS, M. J. Innovate or evaporate: Test e Improve Your Organization’s IQ: Its Innovation Quotient. New York: New Management Publishing Company, 1995.
LEE, R. et al. Synergy effects of innovation on firm performance. Journal Of Business Research, set. 2017.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. Tradução de: Leme Belon Ribeiro e Monica Stefani.
MARTİNEZ-ROS, E.; ORFILA-SINTES, F. Innovation activity in the hotel industry. Technovation, v. 29, i. 9, p. 632-641, set. 2009.
MARTINS, G. de A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MENGUC, B.; AUH, S.; YANNOPOULOS, P. Customer and Supplier Involvement in Design: The Moderating Role of Incremental and Radical Innovation Capability. Journal of Product Innovation Management, v. 31, i. 2, p. 313-328, out. 2013.
MOTHE, C.; THI, T. U. N. The link between non‐technological innovations and technological innovation. European Journal of Innovation Management, v. 13, i. 3, p. 313-332, ago. 2010.
NIETO, M. J.; SANTAMARÍA, L.; FERNANDEZ, Z. Understanding the Innovation Behavior of Family Firms. Journal Of Small Business Management, v. 53, i. 2, p. 382-399, abr. 2015.
NIETO, M. J.; SANTAMARÍA, L. The importance of diverse collaborative networks for the novelty of product innovation. Technovation, v. 27, i. 6-7, p. 367-377, jun. 2007.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. [S.l.]: [s.n.]., 2005. Tradução de: FINEP.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. Tradução de: The theory of economic development.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília, DF, 2014.
SHENG, M. L.; CHIEN, I. Rethinking organizational learning orientation on radical and incremental innovation in high-tech firms. Journal Of Business Research, v. 69, i. 6, p. 2302-2308, jun. 2016.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
WEIAND, S. G. Identificação das Inovações: Um Estudo de Caso nos Hospitais que Integram o Sistema de Saúde de Caxias do Sul - RS. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2009.
WINDRUM, P.; GARCÍA-GOÑI, M. A neo-Schumpeterian model of health services innovation. Research Policy, v. 37, i. 4, p. 649-672, maio 2008.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Tradução de: Cristhian Matheus Herrera.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.