Diferenciação de produto e inovação na indústria agroalimentar: a inserção de alimentos funcionais no Brasil
Resumo
O ingresso da temática da inovação na agenda da pesquisa e produção de diversos setores é reflexo de uma sociedade cada vez mais fundamentada no conhecimento. Nos últimos anos, este ingresso se reproduz em segmentos do agronegócio, nos quais as ações de diversos agentes têm sido pautadas por preocupações não somente de ordem econômica, mas também pela demanda de alimentos com propriedades benéficas à saúde. A questão norteadora deste trabalho e seu objetivo consistem na realização de um estudo dessa conjuntura, caracterizando a indústria agroalimentar no Brasil e analisando o processo de diferenciação/inserção dos alimentos funcionais nesse ambiente. Metodologicamente, em um estudo exploratório-descritivo, realizou-se: um estudo das teorias da inovação, stakeholders, e estratégia de diferenciação; e, uma revisão de publicações e levantamento de dados documentais e estatísticos, para caracterização das maiores indústrias agroalimentares do Brasil, além de suas ações de inovação com ênfase em alimentos funcionais. Os resultados apontam para uma crescente concentração de mercado, em que as 20 maiores empresas (com sede em apenas cinco Estados) possuem metade do faturamento do setor. Em relação aos produtos funcionais, observa-se que se tornaram fenômeno de mercado, por meio de uma demanda induzida que está sendo atendida apenas por empresas que detêm condições econômico-tecnológicas. No grupo das 20 maiores empresas da indústria agroalimentar brasileira, identificou-se que 10 adotaram uma estratégia de diferenciação, ingressando no segmento dos alimentos funcionais, o que demonstra uma tendência na qual a inovação ocorre por meio de ações incrementais.
Palavras-chave: Agronegócio. Inovação. Stakeholders. Produtos funcionais. Estratégia competitiva.
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