Competências exigidas nos primeiros anos da carreira de auditoria em uma Big Four

Autores

  • Gabriel Nilson Coelho Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
  • Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marcelo Haendchen Dutra Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v17i1.15168

Resumo

Resumo: Neste estudo teve-se como objetivo identificar as competências necessárias na percepção do profissional de auditoria para a execução do trabalho nos primeiros anos de carreira em uma firma de auditoria. Para investigar as competências exigidas do profissional de auditoria nos primeiros anos de carreira, o procedimento técnico selecionado foi o survey/levantamento, e a amostra do estudo foi composta por profissionais que trabalham em uma firma de auditoria Big Four. Foram enviados 62 questionários e obtidas 41 respostas, representando uma taxa de retorno de 66,12%. Entre as competências utilizadas no questionário, 13 foram extraídas do estudo de Cardoso (2006) e mais seis do estudo de Camargo (2012). A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas como percentuais e médias. Além da estatística descritiva, foi empregado também um teste não paramétrico (Teste U de Mann-Whitney) para a diferença de média. Os resultados demonstraram que das competências analisadas o conhecimento de “Contabilidade e Finanças”, “Atualização Profissional”, “Integridade e Confiança”, “Atendimento”, “Comunicação”, “Ouvir eficazmente” e “Trabalho em equipe” apresentaram média acima de quatro (escala Likert de cinco pontos). Entre estas, as competências “Trabalho em Equipe” e “Atendimento” demonstraram que os iniciantes na carreira têm suas habilidades interpessoais exigidas, seja com os companheiros de trabalho, seja com os clientes auditados. Considera-se que a contribuição do estudo reside no fato de identificar empiricamente as competências exigidas dos profissionais de auditoria nos anos iniciais da carreira, o que pode servir como base para estudantes que pretendam seguir a profissão.

Palavras-chave: Auditoria. Competência. Perfil profissional.

 

Competences required in the first years of the audit career in a Big Four

 

Abstract: The objective of this study is to identify the necessary skills in the perception of the audit professional for the execution of the work in the first years of the professional career. In order to investigate the required competencies of the audit professional in the first years of the career, the selected technical procedure was the survey, and the sample of the study was composed by professionals working in a Big Four audit firm. A total of 62 questionnaires were sent and 41 responses were obtained, representing a rate of return of 66.12%. Among the skills used in the questionnaire, thirteen were extracted from the study by Cardoso (2006) and six from Camargo's study (2012). Data analysis was performed using descriptive statistics such as percentages and averages. In addition to the descriptive statistics, a non-parametric test (Mann-Whitney U test) was used for mean difference. The results showed that, from the skills analyzed, the knowledge of "Accounting and Finance", "Professional Update", "Integrity and Confidence", "Attendance", "Communication", "Listen effectively" and "Teamwork", four (Likert five-point scale). Among these, the "Teamwork" and "Attendance" skills demonstrate that beginners in the career have their required interpersonal skills, be it with co-workers or audited clients. It is considered that the contribution of the study lies in the fact of empirically identifying the skills required of audit professionals in the early years of the career, which can serve as a basis for students wishing to pursue the profession.

Keywords: Audit. Competence. Professional profile.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDOLMOHAMMADI, M. J. Auditors’ self-other agreement on perceived possession of expert attributes. In: ARNOLD, V. et al. (Ed.) Advances in Accounting Behavioral Research. England: Emerald Group Publishing Limited, 2008. v. 11.

ABDOLMOHAMMADI, M. J.; SEARFOSS, D. G; SHANTEAU, J. An investigation of the attributes of top industry audit specialists. Behavioral Research in Accounting, v. 16, i. 1, p. 1-17, 2004.

ALBERTON, L. Uma contribuição para a formação de auditores contábeis independentes na perspectiva comportamental. 2002. 272 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CAMARGO, R. C. C. P. Competências do Auditor: Um estudo empírico sobre a percepção dos auditados das empresas registradas na CVM. 2012. 194 p. Dissertação (Mestrado em Contabilidade)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

CARDOSO, R. L. Competências do contador: um estudo empírico. 2006. 151 p. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade)–Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-03042007-100732/>. Acesso em: 29 jun. 2013.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L.; ALBUQUERQUE, L. G. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. R. Adm., São Paulo, v. 44, n. 4, p. 365-379, out./dez. 2009.

CARMONA, E.; PEREIRA, A. C.; SANTOS, M. R. A lei Sarbanes-Oxley e a percepção dos gestores sobre as competências do auditor interno. Gestão & Regionalidade, v. 26, n. 76, p. 63-74, jan./abr. 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC n. 1.201, de 27 de novembro de 2009. Aprova a NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 27 jun. 2013.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, p. 187, 2001. Edição Especial.

HELLIAR, C.; MONK, E.; STEVENSON; L. The skill-set of trainee auditors. Presented at the National Auditing Conference University of Manchester. 2006. Disponível em: <http://static.aston.ac.uk/asig/Helliar.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2013.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS, EDUCATION COMMITTEE. Competence-Based Approaches to The Professional Preparation of Accountants. New York, 1998. Disponível em: <http://www.ifac.org>. Acesso em: 24 jun. 2013.

JUND, S. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos. Rio de Janeiro: Impetus, 2001.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PINHO, R. C. S. Fundamentos de auditoria: auditoria contábil. Outras aplicações de auditoria. São Paulo: Atlas, 2007.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SÁ, A. L. de. Curso de Auditoria. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, R. C. G.; VASCONCELOS, M. C. R. L.; JESUS, P. H. S. Contador Controller: Análise da percepção dos controllers quanto às competências exigidas para o desempenho da função. Parlatorium: Revista Eletrônica da FAMINAS, Belo Horizonte, p. 56-72, dez. 2011. Semestral. Disponível em: <http://www.faminasbh.edu.br/parlatorium/baixar.php?id=401>. Acesso em: 02 jul. 2013.

TAN, H. T.; LIBBY, R. Tacit managerial versus technical knowledge as determinants of audit expertise in the field. Journal of Accounting Research, v. 35, i. 1, p. 97-113, 1997.

TAN, H. T. Organizational levels and perceived importance of attributes for superior audit performance. Abacus, v. 35, i. 1, p. 77-90, 1999.

Downloads

Publicado

23-04-2018

Como Citar

Coelho, G. N., Camargo, R. de C. C. P., Dutra, M. H., & Petri, S. M. (2018). Competências exigidas nos primeiros anos da carreira de auditoria em uma Big Four. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 17(1), 151–174. https://doi.org/10.18593/race.v17i1.15168

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)