Programa de mentoria: uma estratégia seminal de compartilhamento do conhecimento em uma empresa pública de energia

Autores

  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar - UNP. https://orcid.org/0000-0003-1514-9476
  • Adaías Silvino da Silva Universidade Potiguar - UNP.
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN). https://orcid.org/0000-0001-5952-953X
  • Fernanda Fernandes Gurgel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Jedídja Hadassa de Santana Varela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. https://orcid.org/0000-0002-2942-8524

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v0i0.15121

Resumo

Neste estudo teve-se como objetivo analisar a percepção de mentores e mentorados de uma empresa pública de energia sobre o processo de compartilhamento do conhecimento, em um programa de mentoria implantado. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi qualitativa com natureza descritiva. Seu modo de investigação foi o estudo de caso. O quadro de análise encontra-se no modelo de compartilhamento de conhecimento de Tonet e Paz (2006). Os resultados evidenciaram que as quatro fases do modelo teórico utilizado (iniciação, implementação, apoio e incorporação) apresentaram valores aceitáveis, sinalizando-se pela existência de planejamento da demanda, interação entre mentores e mentorados, apoio do mentor ao mentorado no uso do conhecimento recebido e assimilação do conhecimento compartilhado e sua incorporação ao dia a dia de trabalho para a tomada de decisões sobre novos serviços, processos, tecnologias e produtos.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Mentoria. Empresa pública. Energia.

 

Abstract

 

This study aimed to analyze the perception of mentors and mentored of a public energy company about the process of knowledge sharing in an implemented mentoring program. Regarding the problem approach, the research was qualitative with a descriptive nature. His mode of investigation was the case study. The framework of analysis is found in the knowledge-sharing model of Tonet and Paz (2006). The results evidenced that the four phases of the theoretical model used (being initiation, implementation, support and incorporation) presented acceptable values, signaled by the existence of demand planning, interaction between mentors and mentored, support of the mentor to the mentored in the use of the knowledge received and the assimilation of shared knowledge and its incorporation into the day to day work for decision making about new services, processes, technologies and products.

Keywords: Knowledge management. Sharing knowledge. Mentoring. Public company. Energy.

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Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar - UNP.

Doutora em Educação e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Serviço social com especialização em Teoria e Prática de Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Adaías Silvino da Silva, Universidade Potiguar - UNP.

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar - UNP e Graduado em Administração pelas Faculdades Unificadas para Ensino das Ciências.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, RN) e Universidade Potiguar (UNP, RN).

Doutorando, Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Potiguar - UNP. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid; Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Jedídja Hadassa de Santana Varela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar - UNP.

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

Brito, L. M. P., Silva, A. S. da, Castro, A. B. C. de, Gurgel, F. F., & Varela, J. H. de S. (2017). Programa de mentoria: uma estratégia seminal de compartilhamento do conhecimento em uma empresa pública de energia. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 209–234. https://doi.org/10.18593/race.v0i0.15121

Edição

Seção

Edição Especial Administração Pública: Gestão de Pessoas