Is sustainability in business strategy factual or figurative?

Autores

  • Monique Cristiane de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-6740-9017
  • Anastácia Rosa Portella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suliani Rover Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Alonso Borba Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v16i2.12053

Resumo

Abstract

 

The collateral effects of economic activities carried out by the private sector create the need, on part of its members, for knowledge and dialogue in regards to the topic, as well as the adoption of measures that engender socio-environmental responsibility. The present work seeks to identify the indications of sustainability concern exhibited in the mission, vision, and values statements of companies listed on the Novo Mercado BM&FBovespa exchange and its relation to environmental investments investigated according to NBC T 15. The data were collected via the companies' websites and Sustainability Reports. To test the research hypotheses, we used the non-parametric test of Mann-Whitney. Among the main results highlight that the average of evidencing of the five subcategories of environmental investments is higher in companies with business strategies related to sustainability. It can be concluded that companies with sustainable strategies invest more in environmental issues, confirming one of the hypotheses of this research.

Keywords: Environmental responsibility. Environmental disclosure. Environmental investment. Novo Mercado. Mission, vision and values statements.

 

Resumo

 

Os efeitos colaterais das atividades econômicas exercidas pelo setor privado exigem, por parte de seus membros, conhecimento e diálogo em relação ao tema, bem como a adoção de medidas que geram a responsabilidade socioambiental. No presente trabalho buscou-se identificar indicações da preocupação com a sustentabilidade na declaração da missão, visão, valores em empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e sua relação com os investimentos ambientais investigado de acordo com a NBC T 15. Os dados foram coletados através dos sites e dos Relatórios de Sustentabilidade. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Entre os principais resultados, destaca-se que a média de evidenciação entre as cinco subcategorias de investimentos ambientais é maior em empresas com estratégias de negócio relacionadas com a sustentabilidade. Pode-se concluir que as empresas com estratégias sustentáveis investem mais em questões ambientais, confirmando uma das hipóteses da pesquisa.

Palavras-chave: Responsabilidade socioambiental. Evidenciação socioambiental. Investimento ambiental. Novo Mercado da BM&FBovespa. Missão, visão e valores.

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Biografia do Autor

Monique Cristiane de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pesquisadora voluntária do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria - NECC (2014).

Anastácia Rosa Portella, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). 

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, mestre em Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Denize Demarche Minatti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC).

José Alonso Borba, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis, mestre em Contabilidade Gerencial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP - Universidade de São Paulo (2001). Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

30-08-2017

Como Citar

de Oliveira, M. C., Portella, A. R., Rover, S., Ferreira, D. D. M., & Borba, J. A. (2017). Is sustainability in business strategy factual or figurative?. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 16(2), 427–454. https://doi.org/10.18593/race.v16i2.12053