AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
Resumo
Habilidades sociais apresentam-se como importante fator de prevenção de comportamentos problemáticos e antissociais. O desenvolvimento de um amplo repertório de habilidades sociais acarretará em relações mais saudáveis, indicando ajustamento psicossocial e expectativas futuras positivas, ao contrário, um repertório social empobrecido pode constituir sintoma ou correlato de problemas psicológicos. Esta pesquisa trata-se de um estudo exploratório que investiga o nível de habilidades sociais em educandos do programa de educação pelo esporte “Campeões da Vida”, desenvolvido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) na cidade de Campos Novos, Santa Catarina. Participaram 20 educandos, sendo 10 ingressantes em 2013, e outros 10 educandos que frequentam o programa há pelo menos um ano. Foi possível, por meio da aplicação do Inventário Multimídia de Habilidades Sociais, estabelecer relação da teoria das habilidades sociais com a teoria dos quatro pilares da educação adotada pelo programa, verificando quais são as habilidades sociais mais estimuladas nos educandos por meio da metodologia do programa, e, ainda, as diferenças entre os ingressantes e remanescentes quanto ao nível de habilidades sociais. Os resultados indicaram predominância de bom repertório de habilidades sociais nos educandos, no entanto, sem diferenças significativas entre ingressantes e remanescentes, estando ambos os grupos predominantemente na média de emissão das reações habilidosas. Destaca-se a pouca prevalência de reações agressivas, no entanto, há predominância de comportamento passivo entre os remanescentes, o que sugere a necessidade de práticas educativas eficientes no sentido de propiciar aos educandos a capacidade de se impor diante de situações e de expressar opiniões, a fim de não encobrirem seus sentimentos de incômodo, mágoa, ressentimento, ansiedade, por meio de esquiva ou fuga das demandas interpessoais.
Palavras-chave: Habilidade social. Educação. Crianças.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Marina et al. Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 11, n. 2, Aug. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 ago. 2012.
BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria; FREIRIA, Ludmilla Rubinger Bethonico. Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 23, n. 3, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 set. 2012.
BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria; MANFRINATO, Jair Wagner de Souza. Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares. Psicol. estud., Maringá , v. 10, n. 2, Aug. 2005.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 set. 2013.
CABALLO, Vicente E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos, 2012. 408 p.
DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade. Psicol. estud., Maringá, v. 7, n. 1, jun. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722002000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 ago. 2012.
______. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999. 206 p.
______. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 275 p.
______. Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças: SMHSC-Del-Prette manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006. 288 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.
GOMIDE, Paula Inez Cunha. Estilos parentais e comportamento anti-social. In: DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir (Org.). Habilidades Sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas: Alínea, 2007. cap. 1, p. 21-60.
GONÇALVES, Elaine Sabino; MURTA, Sheila Giardini. Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo
.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 set. 2012.
MANUAL do estagiário e profissional do IGK. Florianópolis: Instituto Guga Kuerten, 2012. 33 p.
MARCHEZINI-CUNHA, Vívian; TOURINHO, Emmanuel Zagury. Assertividade e autocontrole: interpretação analítico-comportamental. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 26, n. 2, June 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0102-37722010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 set. 2013.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 800 p.