O lúdico e suas implicações nas estratégias de inclusão de crianças no ambiente escolar
Resumo
No ambiente escolar, para que a aprendizagem aconteça de forma agradável, é importante utilizar atividades que proporcionem prazer, alegria e entusiasmo, que envolvam efetivamente os alunos nas aulas e auxiliem na construção de conhecimentos. Para isso as atividades lúdicas são de grande importância, principalmente durante a infância, período em que as crianças iniciam a construção da sua identidade e desenvolvem aspectos sociais, cognitivos, emocionais e motores. O objetivo na pesquisa foi investigar a percepção dos professores sobre o lúdico e suas implicações nas estratégias de inclusão de crianças no ambiente escolar. Quanto ao método, a pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Participaram da pesquisa 15 professores de escolas municipais de Joaçaba que ministram aulas para alunos de primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Quanto ao instrumento de coleta de dados foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado. Dos professores participantes 60% afirmaram que tiveram algum tipo de formação relacionada ao processo de inclusão na escola, e todos estes apontam que essa formação foi insuficiente. A maioria dos participantes da pesquisa (80%) utiliza a ludicidade frequentemente em suas aulas. Dos professores 53,3% relataram que a assimilação do conteúdo e cumprimento das regras do jogo influenciam positivamente a aprendizagem. A maioria dos professores acredita que é importante a utilização do lúdico nas atividades de ensino e aprendizagem, pois estas motivam os alunos, tornando o processo mais interessante para eles. Conclui-se que, na percepção dos professores participantes da pesquisa, as atividades lúdicas utilizadas vão ao encontro do planejamento do professor, não sendo aplicadas com fim único de recreação ou divertimento, sendo muito bem aceitas por todos.
Palavras-chave: Lúdico. Crianças. Professores. Inclusão. Jogos.
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