A PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Quando se fala em psicoterapia, refere-se a uma preparação técnica e a uma assimilação de conhecimentos teóricos e pessoais específicos de cada terapeuta e de cada paciente. A partir de tal preparação, terapeuta e paciente estão prontos para, juntos, reconstituírem as vivências deste, bem como reconstruírem cognitiva e emocionalmente a sua história pessoal. Neste estudo o enfoque da psicoterapia baseou-se na modalidade psicoterápica cognitivo-comportamental, com qual se buscou remover ou modificar sintomas existentes, corrigir padrões de comportamentos desadaptativos e promover o desenvolvimento da personalidade do paciente. Ela tem como objetivos ajudar a pessoa que busca psicoterapia a desenvolver um conhecimento abrangente e realista de si mesma, ajudar o paciente a desenvolver uma congruência ou coerência entre seus sentimentos, crenças e comportamentos, incentivar o paciente a enfrentar suas dificuldades, estimulando-o a persistir em seus esforços de enfrentamento e a perceber suas alternativas de funcionamento, as quais dependem de uma escolha pessoal. Nesse sentido, apresenta-se um caso clínico atendido na Clínica-Escola no qual se utilizaram para fins de tratamento os pressupostos teórico-metodológicos da psicoterapia cognitivo-comportamental; a queixa do paciente referia-se a dificuldades de relacionamento interpessoal, visto que no decorrer das sessões se percebeu uma melhora significativa em diversos aspectos da vida, embora o paciente ainda se encontre em processo psicoterapêutico.
Palavras-chave: Psicoterapia cognitivo-comportamental. Estudo de caso. Relacionamento interpessoal. Habilidades sociais.
Downloads
Referências
BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997b.
CABALLO, Vicente E. Manual de Técnicas de Terapia e Modificação do Comportamento. São Paulo: Livraria Santos Editora Com. Imp. Ltda., 1996.
GREENBERGER, Dennis; PADESKY, Christine A. A mente vencendo o humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Editoras Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
RANGÉ, Bernard (Org). Psicoterapia Comportamental e Cognitiva: Transtornos Psiquiátricos. Vol. 2. São Paulo: Editoria Livro Pleno, 2001b.