AVALIAÇÃO IN VIVO DOS EFEITOS DO CHÁ 30 ERVAS SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE RATOS SUBMETIDOS À DIETA HIPERLIPIDÊMICA

Autores

  • Francielle Garghetti Battiston Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Diogo José Forquesato
  • Julcimar Machado Maciel

Resumo

A obesidade é um dos fatores que podem induzir a alteração dos níveis séricos de lipídeos e desequilíbrios na homeostase glicêmica, que predispõem doenças cardiovasculares. Diferentes pesquisas apontam que chás são popularmente utilizados para a perda de peso, em especial na região Sul do Brasil, porém, a eficácia e a confiabilidade no tratamento da obesidade não estão estabelecidas. A sibutramina é o primeiro agente moderador do apetite, que atua como inibidor da receptação em três vias neurotransmissoras, primariamente pela inibição da receptação de noradrenalina, seguida da inibição de serotonina e, em menor escala, de dopamina. O chá 30 ervas possui em sua composição 30 ervas medicinais que apresentam diversos benefícios e atuam em conjunto para melhorar o organismo. Um de seus possíveis efeitos que leva a população consumi-lo é o auxílio para a perda de peso saudável. São escassos os estudos científicos sobre os efeitos desses chás medicinais em seres humanos e sua validação no tratamento da obesidade e de doenças interligadas a ela. Assim, buscou-se testar a eficácia do chá 30 ervas de uso popular no combate à obesidade. Foram utilizados 28 ratos machos Wistar, submetidos à dieta hiperlipídica e ao tratamento com o chá 30 ervas e a sibutramina. Os animais foram divididos em quatro grupos: controle (CTL), hipercalórico (HIP), hipercalórico tratado com sibutramina (HIP+SIB) e hipercalórico tratado com chá (HIP+CHÁ). Os resultados encontrados demonstram que houve estabilização no aumento da massa corporal após o início do tratamento com o chá 30 ervas e a sibutramina. Houve redução significativa na gordura perigonadal e retroperitoneal nos grupos HIP+CHÁ e HIP+SIB. A massa do pâncreas diminuiu significativamente nos grupos tratados com o chá 30 ervas e a sibutramina. Dessa forma, verificou-se que o chá 30 ervas tem eficiência na redução do tecido adiposo subcutâneo, no entanto, no tempo e dose propostos neste estudo, não alterou os parâmetros glicêmicos e lipídicos.

Palavras-chave: Obesidade. Chá 30 ervas. Sibutramina. Tecido adiposo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Garghetti Battiston, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas (UNOESC), Especialista em Ciências Morfofisiológicas (UDESC), Mestre em Ciências Fisiológicas (UFSC). Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas e Professora dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física nas áreas de Embriologia, Histologia, Fisiologia e Genética.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

Battiston, F. G., Forquesato, D. J., & Maciel, J. M. (2016). AVALIAÇÃO IN VIVO DOS EFEITOS DO CHÁ 30 ERVAS SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE RATOS SUBMETIDOS À DIETA HIPERLIPIDÊMICA. Jornada Integrada Em Biologia, 7. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/jornadaintegradaembiologia/article/view/10251

Edição

Seção

Resumos