AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE FISIOTERAPIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE

Autores

  • Isabel Cristina Cattani
  • Rubiany Lelahel Borrille
  • Maria Esther Duran Traverso

Resumo

Com este estudo objetivou-se identificar o perfil sociodemográfico e a satisfação dos usuários dos serviços de Fisioterapia em uma Clínica-escola de uma universidade do Meio-Oeste catarinense. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do questionário validado por Mendonça e Guerra (2007), contendo questões sociodemográficas e sobre a satisfação dos usuários de fisioterapia, no período de agosto a setembro de 2015. A amostra foi composta por 105 usuários, destacando-se o gênero feminino, com uma média de idade de 55 anos, com ensino fundamental incompleto e renda familiar entre um e três salários mínimos. Os usuários da clínica-escola tiveram conhecimento dela por indicação médica, e a especialidade de Ortopedia/Traumatologia foi a mais pontuada. Referente à avaliação do grau de satisfação dos usuários em relação ao fisioterapeuta, todos os quesitos foram classificados como ótimos, e, quando questionados se retornariam à clínica-escola se precisassem, a maioria dos usuários respondeu que certamente voltaria se fosse preciso. Acredita-se que os dados encontrados nesta pesquisa podem auxiliar nas práticas clínicas, pois são informações relevantes que podem levar os prestadores de serviços de fisioterapia a aperfeiçoarem a qualidade da assistência sob a ótica do usuário, de acordo com o seu grau de satisfação. As pesquisas de satisfação devem ser incluídas sempre que existir relação profissional-paciente nos serviços de saúde, em busca de melhor credibilidade e aceitação.

Palavras-chave: Satisfação do usuário. Fisioterapia. Avaliação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, Thaís Alves; JESUS, Cleber Souza de; FERNANDES, Marcos Henrique. Fatores associados à satisfação dos usuários em serviços de fisioterapia. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 514, 2013.

CARVALHO, Amanda Nascimento de; BARBIERI, Leandro Gomes. Comparação entre o serviço de fisioterapia no SUS x sistema particular, através de uma revisão de literatura sistemática. Fisioterapia múltiplos olhares: artigos do curso de fisioterapia das Faculdades INTA, 2012. https://www.inta.edu.br/SouINTA/images/pdf/livro-fisioterapi-inta-2012.pdf

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Definição. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.coffito.org.br/site/index.php/fisioterapia/definicao.html>. Acesso em: 20 abr.2015.

DOMÍNGUEZ-BERJÓN, María Felícitas; BORRELL, Carme; PASTOR, Vicente. Indicadores socioeconómicos de área pequeña en el estudio de las desigualdades en salud. Gaceta Sanitaria, v. 18, n. 2, p. 92-100, 2004.

GARBIN, Cléa Adas Saliba; ZINA, Lívia Guimarães; SALIBA, Nemre Adas. Satisfação e percepção do usuário do SUS. Physis Revista de Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, p. 1419-1440, 2010.

GONÇALVES, Jucelino Rodrigues et al. Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à intervenção fisioterapêutica no município de Campo Maior, PI. Fisioter mov, v. 24, n. 1, p. 47-56, 2011.

GUZZO, Simone; FASSIOLLO, Carlos Eduardo. Avaliação da satisfação dos usuários de serviços de fisioterapia na clínica escola de pesquisa e atendimento em fisioterapia (CEPAF) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n. 163, dez. 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd163/avaliacao-da-satisfacao-dos-servicos-de-fisioterapia.htm>. Acesso em: 20 abr. 2015.

MACHADO, Nayana Pereira.;NOGUEIRA, L.T. Avaliação da satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia. Rev Bras Fisioter, v. 12, n. 5, p. 401-8, 2008.

MENDONÇA, Karla Morgana Pereira Pinto; GUERRA, R.O.. Desenvolvimento e validação de um instrumento de medida da satisfação do paciente com a fisioterapia. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 5, 2007.

MOREIRA, Caroline Ferreira; BORBA, Joanna Angélica Marillack; MENDONÇA, Karla Morgana Pereira Pinto. Instrumento para aferir a satisfação do paciente com a assistência fisioterapêutica na rede pública de saúde. Fisioterapia e pesquisa, v. 14, n. 3, p. 37-43, 2007.

RODRIGUES, Raquel Miguel; RAIMUNDO, Carina Braghim; SILVA, Kelly da Conceição. Satisfação dos usuários dos serviços privados de Fisioterapia do município de Campos dos Goytacazes/RJ. PerspectivasOnLine, v. 4, n. 14, 2014.

SILVA, Isabela Dantas da.; SILVEIRA, Maria de Fátima Araújo. A humanização e a formação do profissional em fisioterapia. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, 2011.

SILVA JUNIOR, João Ferreira Silva et al. Serviço prestado em uma clínica escola: fatores influentes na satisfação dos pacientes. Saúde e Pesquisa, v. 7, n. 1, 2014.

SUBTIL, Marina Medici Loureiro et al. O relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia. Fisioter Mov, v. 24, n. 4, p. 745-53, 2011.

VAITSMAN, Jeni; ANDRADE, Gabriela Rieveres Borges de. Satisfação e responsividade: formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde. Ciênc saúde coletiva, v. 10, n. 3, p. 599-613, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Cattani, I. C., Borrille, R. L., & Duran Traverso, M. E. (2016). AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE FISIOTERAPIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO-OESTE CATARINENSE. Fisioterapia Em Ação - Anais eletrônicos, 27–38. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/fisioterapiaemacao/article/view/10217

Edição

Seção

Artigos