RESPOSTAS MECANOSSENSITIVAS AO TESTE NEURODINÂMICO PARA O MEMBRO SUPERIOR DO NERVO MEDIANO EM PACIENTES COM E SEM CERVICOBRAQUIALGIA
Resumo
A determinação clínica de disfunção nos nervos periféricos é fundamental para o tratamento apropriado. Entre os testes para avaliar as disfunções nos nervos periféricos, há os neurodinâmicos, incluindo o teste neurodinâmico para o membro superior do nervo mediano (TNMS1), desenvolvido para avaliar a mecanossensibilidade. Contudo, há poucas informações acerca das respostas mecanossensitivas em indivíduos sintomáticos e assintomáticos. O objetivo neste estudo foi avaliar as respostas mecanossensitivas ao TNMS1 em sujeitos com e sem cervicobraquialgia. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, analítica e transversal, com 20 sujeitos sintomáticos (cervicobraquialgia) e 20 sujeitos assintomáticos, com idade entre 28 e 61 anos (média 49,4±7,0), pareados por idade, sexo e raça. Inicialmente, todos os sujeitos do estudo foram avaliados utilizando-se um exame fisioterapêutico padrão e, após, avaliados por meio do TNMS1. Diferença significativa (p<0,001) foi encontrada na frequência do TNMS1 positivo nos sujeitos sintomáticos quando comparados aos assintomáticos. O sintoma mais comum referido pelos sujeitos que apresentaram teste positivo foi dor (86%), e o local mais comum dos sintomas reportados foi cintura escapular/ombro (45%) e cotovelo (45%). Ainda, houve diferença significativa (p<0,001) no ângulo de extensão do cotovelo tanto ao comparar o lado afetado com o lado não afetado dos sujeitos sintomáticos quanto ao comparar os sujeitos sintomáticos com teste positivo com os assintomáticos com teste negativo. Clinicamente, as diferenças encontradas, tanto na comparação entre o lado afetado e não afetado quanto entre o lado afetado dos sujeitos sintomáticos e os assintomáticos, sugerem alta mecanossensibilidade.
Palavras-chave: Neurodinâmica. Teste Neurodinâmico para o Membro Superior do Nervo Mediano. Cervicobraquialgia. Nervo mediano.