Avaliação psicomotora em pré-escolares de 4 a 6 anos de idade: um olhar fisioterapêutico
DOI:
https://doi.org/10.18593/eba.27095Palavras-chave:
Psicomotricidade, Avaliação, Desenvolvimento Motor, FisioterapeutaResumo
No início do período escolar infantil, a psicomotricidade é um dos temas mais importantes a serem abordados, principalmente por sua influência nas dificuldades no processo de aprendizagem. Os elementos psicomotores auxiliam desde a capacidade de expressar-se por meio dos movimentos, até nas questões relacionadas ao desenvolvimento motor humano. O profissional fisioterapeuta tem a capacidade de avaliar o processo evolutivo do desenvolvimento motor, orientar e intervir, quando o indivíduo apresenta anormalidades neste processo, com o intuito de promover experiências motoras adequadas e harmônicas. O presente estudo teve como objetivo verificar se a psicomotricidade exerce influência no desenvolvimento motor em pré-escolares de 4 a 6 anos de idade, em duas escolas públicas do município de São Miguel do Oeste – SC, com utilização da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), sob o olhar fisioterapêutico, com a realização de atendimentos para os indivíduos que apresentaram déficit motor e avaliação das evoluções. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, experimental do tipo ensaio clínico não controlado, no qual 10 pré-escolares foram avaliados, e 3 destes apresentaram déficits motores – sendo convidados a participar de 10 atendimentos fisioterapêuticos. Na comparação realizada da avaliação pré para a pós intervenção, foi observado, por meio de análise de variância percentual, que todos os indivíduos apresentaram evolução acima de 20% nos itens de motricidade fina, equilíbrio e organização temporal, de acordo com as variáveis de idade motora (IM) e quociente motor (QM) específicos. Desta forma, conclui-se que a fisioterapia, juntamente com educadores, pode contribuir na melhora da psicomotricidade, exercendo influência positiva no desenvolvimento motor de pré-escolares de 4 a 6 anos de idade.
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