Editorial
DOI:
https://doi.org/10.18593/eba.v15i2.10406Palavras-chave:
BIORREMEDIAÇÃO, BIOTECNOLOGIA, ENZIMASResumo
Apresentamos a edição n. 2, do volume 15, de 2015, Evidência – Ciência e Biotecnologia. Encerramos o volume com artigo a respeito dos aspectos importantes da biologia de plantas daninhas, buscando contribuir para a adoção de estratégias de manejo racionais, aproveitando sistemas de rotação ou consorciação com culturas. Seguimos com temática na área de biorremediação ambiental, com pesquisa sobre a remoção de cobre por bactérias em crescimento contínuo. E, ainda, em temática semelhante, uma pesquisa analisa a eficiência de processos de tratamento atualmente adotados na remoção de resíduos do agronegócio, passivo ambiental de grande impacto sobre a saúde da população.
Em adição, resíduos em solo agriculturável em virtude do uso inadequado de herbicida, também é avaliado como fator que influencia na germinação e emergência de culturas, com base em políticas ambientais que incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à sustentabilidade. Publicamos artigo que trata do uso de enzimas na indústria têxtil, visando otimizar o processo de tingimento por esgotamento em fibras de poliéster. O tratamento por hidrólise com lípase mostra-se uma alternativa viável, possibilitando o aprimoramento do processo de tingimento, pela diminuição da demanda química de oxigênio, variação dos sítios ácidos e variação no consumo de corantes.
Por fim, um estudo a respeito da existência ou não de concentração inter-regional e intrarregional relativa à produção de leite no estado de Santa Catarina, de 2000 a 2012, também é apresentado, visando contribuir para um perfil da situação regional nesta área.
A todos os pesquisadores e avaliadores que contribuíram para esta edição nossos agradecimentos.
Jane Mary Lafayette Neves Gelinski
Editor Científico
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional.