Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O autor confirma de que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

 

Orientações editoriais para publicação de artigos em formato eletrônico

Coletânea de artigos – CONHECIMENTO EM PAUTA: Artigos Científicos Graduação e Especialização

 Os artigos submetidos à Coletânea devem obedecer aos seguintes critérios:

1    Os artigos submetidos a esta coletânea deverão ser de autoria de professores e alunos (matriculados e egressos) dos cursos de graduação e especialização da Unoesc Campus Chapecó.

2    Os artigos devem ser elaborados em Word, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda. Os artigos devem apresentar extensão de 12 a 15 páginas.

3    As páginas devem ser numeradas à margem superior direita.

4    Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.

5    A publicação deve ser constituída por:

a) Elementos pré-textuais

- Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois pontos e na língua do texto.

- Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras.

- Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave.: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

 b) Elementos textuais

- Introdução: apresenta a contextualização e a delimitação do assunto, sem citações, objetivos da pesquisa, problemática, justificativa, essência do procedimento metodológico, principais evidencias dos resultados.

- Revisão bibliográfica: pesquisa teórica (livros, internet); citações indiretas, breve e longa; dividido em subseções.

- Procedimentos metodológicos: apresenta o tipo de pesquisa; Abordagem da pesquisa; instrumento de coleta de dados; tabulação dos dados; técnica análise dos dados.

- Análise dos resultados: apresenta análise dos dados tabulados; utilização de tabelas, gráficos, figuras; descrição das respostas das entrevistas; análises textuais.

- Conclusão: pessoal, sem citações, parágrafos sucintos. Resgate das principais evidências dos resultados; potencialidades e definições dos procedimentos metodológicos e as recomendações do estudo.

 

c) Elementos pós-textuais

 - Colocadas ao final do artigo, são referências: livros, internet, artigos científicos, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, observando-se o livro: Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos: apresentação, elaboração de citações e referências de trabalhos científicos. 1. ed. Joaçaba, SC: Editora UNOESC, 2013. 143 p. (Metodologia do trabalho científico; Caderno 1).

- Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s), ao final do artigo, antecedendo a lista de referências, numeradas sequencialmente.

- Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002).

 

6    Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) e ROVER, Ardinete; PEREIRA, Débora Diersmann Silva. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. 1. ed. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2013; as literais curtas, que apresentam até três linhas, devem  fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

7    As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico. Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão.

 

8    Orientações gerais

a)  A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.

b)  A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

c)  Autores mantêm os direitos autorais e concedem o direito de primeira publicação.

d)  Não há restrição para a quantidade de artigos submetidos. Após o processo de análise, em caso de necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando a melhoria do trabalho, com o objetivo de publicá-lo;

 

9    Importante

 A Coletânea é publicada pela Editora Unoesc em formato e-book (disponível no site da Editora).

 

10 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.