Otimização da sustentabilidade em pavimentação rodoviária: utilização de resíduos de celulose e papel como substituição de agregado miúdo em misturas asfálticas usinadas a quente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/cc.v11.35762

Palavras-chave:

Concreto asfáltico, Resíduos de papel e celulose, Sustentabilidade, Desempenho mecânico

Resumo

O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, composto por pavimentos de múltiplas camadas, que utilizam o concreto asfáltico como revestimento. O concreto asfáltico, por sua vez, é responsável por resistir ao desgaste pneu-pavimento, bem como as deformações e variações climáticas. Atualmente, o concreto asfáltico vem sendo estudado com o intuito de aprimorar suas características mecânicas. Nesse sentido, resíduos industriais se tornam uma abordagem promissora para aprimorar as características do pavimento e reduzir o uso de matéria-prima. Com o crescente aumento das indústrias de papel, a utilização de resíduos de papel e celulose em concreto asfáltico se mostram como uma alternativa promissora. Dessa forma, o estudo atual buscou avaliar as propriedades do concreto asfáltico à medida que o agregado fino popularmente conhecido como pó de pedra foi substituído por resíduos de papel e celulose nas proporções de 0%, 2% e 4% de resíduos. Foram realizados ensaios de caracterização nos materiais utilizados, definido o traço padrão de concreto asfáltico e o teor ótimo de cimento asfáltico. Foram confeccionadas amostras com teores de 4,5%, 5,0%, 5,5% de CAP. Essas amostras foram utilizadas para avaliar as características do concreto asfáltico com a incorporação de resíduos por meio dos ensaios de estabilidade e fluência, resistência à tração por compressão diametral, abrasão Cântabro, dano por umidade induzida e avaliação química por solubilidade. Os resultados obtidos comprovam que o resíduo pode ser utilizado como substituto do agregado miúdo, os ensaios de estabilidade e dano por umidade induzida mostraram que o resíduo pode ser utilizado, embora com desempenho limitado, o traço com 2% de resíduo pode auxiliar no ganho de resistência abrasiva do concreto asfáltico, enquanto que o traço com 4% de resíduo pode auxiliar na resistência à tração do concreto asfáltico. A análise química comprovou que a utilização de resíduos em concreto asfáltico não causa impactos ambientais quando exposta ao ambiente.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Vanin, A. V., Nienov, F. A., & Luvizão, G. (2025). Otimização da sustentabilidade em pavimentação rodoviária: utilização de resíduos de celulose e papel como substituição de agregado miúdo em misturas asfálticas usinadas a quente. Conhecimento Em Construção, 11, 25–44. https://doi.org/10.18593/cc.v11.35762