Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Os manuscritos e resenhas submetidos ao periódico Conhecimento em Construção devem seguir rigorosamente às seguintes diretrizes:

- Cada Autor e coautor podem submeter apenas um artigo por ano ao periódico;

- O número máximo de autores por artigo é cinco;

- Os artigos devem ser originais, inéditos, não devem estar sob consideração para publicação em qualquer outra revista e devem ser escritos em Português;

- Todos os artigos são submetidos a uma avaliação prévia dos editores antes de proceder a um double blind review. Nessa fase, os editores podem decidir pela rejeição;

- A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeter o manuscrito, deverão aceitar a Declaração de Direitos Autorais;

- O texto deve passar por revisão linguística antes de ser submetido;

- O Editor Científico do Periódico e a Editora Unoesc não se responsabilizam pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original;

- Qualquer forma de plágio ou autoplágio que for identificada será imediatamente denunciada aos canais competentes.

- Durante o processo de avaliação, caso haja necessidade, os editores e avaliadores proporão alterações aos autores, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações não forem realizadas a contento e no prazo estipulado, os avaliadores poderão rejeitar o artigo;

- Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para os processos de revisão, normatização e diagramação;

- O periódico permitirá o acesso aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação ao periódico.

 

- NORMAS DE SUBMISSÃO

Os artigos devem ser elaborados:

- Em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12 com exceção das ilustrações, tabelas centralizadas, cujas fontes devem apresentar tamanho 10 e espaçamento simples;

- O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda;

- Os manuscritos devem apresentar extensão de 8 a 15 páginas;

- As páginas devem ser numeradas à margem superior direita;

- Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras) é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As tabelas e ilustrações devem ser numeradas consecutivamente no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Símbolos e fórmulas matemáticas devem ser elaborados em software que possibilite a formatação para o programa In Design, sem perda de suas formas originais. Evitar o uso de palavras como “abaixo” e “acima” para se referir às tabelas e ilustrações;

- Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados;

a) Elementos pré-textuais

Título e subtítulo (se houver) na língua do texto: devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto. O título deve conter no máximo 12 palavras e deve-se evitar o uso de abreviaturas;

Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira inglês;

Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras. Deve conter: o contexto, o objetivo, a metodologia e os principais resultados do estudo;

Resumo em língua estrangeira inglês com as mesmas características (contexto, objetivo, metodologia e principais resultados) do resumo em português;

Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre três e cinco palavras), devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, estar separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

Palavras-chave em língua estrangeira inglês: versão da língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglês Keywords).

 

b) Elementos textuais

Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado;

Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado;

Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão.

c) Elementos pós-textuais

Nota(s) de rodapé: deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências;

Referências: A lista de referências com os dados completos dos autores citados no corpo do texto deve ser apresentada em ordem alfabética no final do texto, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento simples entre elas, de acordo com a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2018).

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) e Rover e Mello (Normas da ABNT: orientações para a produção científica, Joaçaba: Editora Unoesc, 2020), as literais curtas, que apresentam até três linhas, devem fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 9, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87) ou Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução às Considerações finais, e subtítulo (se houver), obedecendo à hierarquia que segue:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária

 

Alguns exemplos de referências:

Livro

VERÍSSIMO, Cecília José (org.). Controle de carrapatos nas pastagens. 2. ed. rev. e ampl. Nova Odessa: Instituto de Zootecnia, 2015. Disponível em: http://www.iz.sp.gov. br/pdfs/1481118154.pdf. Acesso em: 24 jul. 2019.

Capítulo de livro

WIRTH, Â. F. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

Artigo de Revista

SERVILHA, E. A. M. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia. Revista de Ciências Médicas, Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, [Centro de Ciências da Vida], v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

Texto eletrônico

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso em: 10 fev. 2018.

Declaração de Direito Autoral

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