Avaliação de ligações com o uso de pregos em peças estruturais de madeira submetido a esforço de cisalhamento
DOI:
https://doi.org/10.18593/cc.v11.35551Palavras-chave:
Ligações de madeira, Eucalyptus, Cisalhamento, PregosResumo
Mesmo a madeira sendo um material bastante resistente, o uso na construção civil foi reduzido com o passar dos anos, pelo fato de que para alguns, a madeira não é considerada como material sustentável. É possível confirmar que o uso da madeira traz diversos benefícios para a construção pois, além de ser um isolante térmico natural, resiste a esforções tanto de tração como de compressão, tem uma boa durabilidade quando tratada da forma correta e também é considerada como uma matéria prima renovável. O presente trabalho teve como objetivo a caracterização de um lote de madeira de Eucalyptus Dunnii, fornecido por uma madeireira localizada na região de Sananduva, posteriormente realizado um estudo para estipular se as ligações em peças estruturais de madeira tendem a aumentar sua resistência quando submetidos a esforços de cisalhamento com o aumento no número de pregos. Com analise nos resultados obtidos no fim do estudo, foi possível observar algumas diferenças de resistência entre alburno e cerne da madeira analisada, sendo o cerne mais resistente. Além disso foi possível avaliar que a quantidade de pregos influencia na carga suportada gradativamente de acordo com o aumento de pregos.
Downloads
Referências
estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6627 – Pregos comuns e arestas de aço para madeiras. Rio de Janeiro, 1981.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5589 – Arrame de aço de baixo teor de carbono. Rio de Janeiro, 2012.
ALMEIDA, P. A. O. Uniões pregadas de madeira. São Paulo, 1987. Dissertação (mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 174p
DIAS, Alan. A História das Estruturas de Madeira no Brasil. SÃO PAULO, 2020.
DRUMOND, M. A.; OLIVEIRA, V. R. Seleção de espécies/procedências do gênero Eucalyptus potenciais para o semiárido do brasil. Ciência e investigación Forestal- Instituto Forestal /Chile. Volume n 15 N- 3.2009.
LOPES, Marina Stygar. O Uso da Madeira na Construção Civil. Viçosa, 2008.
HIGA, R. C. V.; HIGA, A. R.; TREVISAN, R.; SOUZA, M. V. R. Resistência e resiliência a geadas em Eucalyptus dunnii Maiden plantados em Campo do Tenente, PR. Bol. Pesq. Fl., Colombo, n. 40, p.67-76. 2000.
LOPES SANGALETTI RAQUEL, Maria. História da Madeira. SÃO PAULO, 2017.
PALUDZYSZYN, E.F.; SANTOS, P. E. T. Considerações sobre o plantio de Eucalyptus dunnii no estado do Paraná. Colombo. Embrapa Floresta. Comunicado Técnico 141, 2005.
QUIQUI, E. M. D.; MARTINS, S. S.; SHIMIZU, J. Y. Avaliação de espécies e procedências de Eucalyptus para o Noroeste do Estado do Paraná. Maringá, v. 23, n. 5, p. 1173-1177, 2001.
SILVA JUNIOR, Josué. Avaliação Experimental da Resistência de Ligações em corte Duplo em Madeira com Parafusos Passantes. CAMPO MOURÃO, 2017.
