Estudo de melhoramento de traço para base de pavimento flexível em brita graduada simples
DOI:
https://doi.org/10.18593/cc.v10.32641Palavras-chave:
Pavimentação, Base, Estabilização granulométricaResumo
O modal mais utilizado no Brasil para tráfego e transportes é o rodoviário, e com isso se faz necessário melhorar cada vez mais as condições dos pavimentos, bem como o controle da execução do pavimento como um todo, partido das camadas inferiores. Com base nisso, este estudo buscou avaliar o processo de dosagem e execução de base estabilizada granulometricamente por empresa localizada no município de Ibicaré/SC, visando solucionar possíveis problemas relacionados ao resultado final do processo. Inicialmente acompanhou-se o processo de execução do traço dosado pela empresa, sendo possível identificar incoerências como variação da britagem e perda de materiais finos durante o processo de homogeneização, transporte e espalhamento da mistura. Com isso, se tornou essencial a elaboração de um traço experimental buscando minimizar as perdas, atendendo as exigências das normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Os resultados da nova mistura foram relacionados com a mistura da empresa e com os parâmetros normativos. É importante evidenciar que o ensaio da viga de Benkelman foi de extrema importância, visto que ele é responsável por apresentar e identificar a deflexão máxima da camada de estudo juntamente com seu raio de curvatura. A correção de filler na mistura se deu com a adição de 5% de filler durante o processo de homogeneização, valor da perda encontrado após ensaios de granulometria de várias misturas. Contudo, a variação da britagem não foi corrigida, mas, partindo dos resultados das granulometrias periódicas executadas pela empresa, foi possível obter um valor médio de variação e um desvio padrão, tendo assim uma granulometria mais próxima do real. Para aferir o desempenho em campo foi executada pista experimental em um trecho de 20 metros em obra de pavimentação no município de Capinzal/SC. Os resultados da nova mistura foram positivos relacionados com a mistura da empresa e com os parâmetros normativos. O ensaio da viga de Benkelman se mostrou positivo, atendendo as prescrições adotadas apresentando valor calculado de 61 x10-2 mm de deflexão máxima e 188 metros de raio de curvatura. Por fim, conclui-se que a adição de filler a fim de corrigir a perda do mesmo na homogeneização apesar de melhorar o traço, não se torna a solução mais econômica para a empresa pois isso pode encarecer cerca de R$ 6,40 reais na tonelada da mistura. Porém em contrapartida o problema na perda de filler pode ser solucionado alterando o método de homogeneização de forma mecânica por pá carregadeira para centrais de dosagem, esta que a empresa já possui, mas será necessário um estudo para adequação.
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