Estudo de melhoramento de traço para base de pavimento flexível em brita graduada simples

Autores

  • Miguel Contini
  • Gislaine Luvizão Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/cc.v10.32641

Palavras-chave:

Pavimentação, Base, Estabilização granulométrica

Resumo

O modal mais utilizado no Brasil para tráfego e transportes é o rodoviário, e com isso se faz necessário melhorar cada vez mais as condições dos pavimentos, bem como o controle da execução do pavimento como um todo, partido das camadas inferiores. Com base nisso, este estudo buscou avaliar o processo de dosagem e execução de base estabilizada granulometricamente por empresa localizada no município de Ibicaré/SC, visando solucionar possíveis problemas relacionados ao resultado final do processo. Inicialmente acompanhou-se o processo de execução do traço dosado pela empresa, sendo possível identificar incoerências como variação da britagem e perda de materiais finos durante o processo de homogeneização, transporte e espalhamento da mistura. Com isso, se tornou essencial a elaboração de um traço experimental buscando minimizar as perdas, atendendo as exigências das normas técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Os resultados da nova mistura foram relacionados com a mistura da empresa e com os parâmetros normativos. É importante evidenciar que o ensaio da viga de Benkelman foi de extrema importância, visto que ele é responsável por apresentar e identificar a deflexão máxima da camada de estudo juntamente com seu raio de curvatura. A correção de filler na mistura se deu com a adição de 5% de filler durante o processo de homogeneização, valor da perda encontrado após ensaios de granulometria de várias misturas. Contudo, a variação da britagem não foi corrigida, mas, partindo dos resultados das granulometrias periódicas executadas pela empresa, foi possível obter um valor médio de variação e um desvio padrão, tendo assim uma granulometria mais próxima do real. Para aferir o desempenho em campo foi executada pista experimental em um trecho de 20 metros em obra de pavimentação no município de Capinzal/SC. Os resultados da nova mistura foram positivos relacionados com a mistura da empresa e com os parâmetros normativos. O ensaio da viga de Benkelman se mostrou positivo, atendendo as prescrições adotadas apresentando valor calculado de 61 x10-2 mm de deflexão máxima e 188 metros de raio de curvatura. Por fim, conclui-se que a adição de filler a fim de corrigir a perda do mesmo na homogeneização apesar de melhorar o traço, não se torna a solução mais econômica para a empresa pois isso pode encarecer cerca de R$ 6,40 reais na tonelada da mistura. Porém em contrapartida o problema na perda de filler pode ser solucionado alterando o método de homogeneização de forma mecânica por pá carregadeira para centrais de dosagem, esta que a empresa já possui, mas será necessário um estudo para adequação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NORMA BRASILEIRA 248: Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 2003- 06 p.

BERNUCCI, L. B. et al. Pavimentação asfáltica: formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro: Petrobras, 2007. 501 p. ISBN 8585227842.

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Manual de pavimentação. 3ª edição – Rio de Janeiro – 2006. 277 pg. (IPR, Publ. 719).

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE. Pesquisa CNT de rodovias 2017: relatório gerencial. Confederação Nacional dos Transportes, Brasília, 2017.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER ME 24/94. Pavimento - Determinação das deflexões pela viga Benkelman., Rio de Janeiro. 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER ME 35/94. Agregados – determinação da abrasão “Los Angeles”. Rio de Janeiro. 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER ME 54. Equivalente de areia. Rio de janeiro.10 pg. 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER ME 92/94. Determinação da massa específica aparente “in situ “, com emprego do frasco de areia. Rio de Janeiro, 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER ME 162/94. Ensaio de compactação utilizando amostras não trabalhadas. Rio de Janeiro, 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE. DNIT ES 141. Pavimentação – base estabilizada granulometricamente., Rio de Janeiro. 2010.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE. DNIT ME 172/16. Solos – Determinação do Índice de Suporte Califórnia utilizando amostras não trabalhadas. Brasília, 2016.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE. DNIT ME 424/20. pavimentação – agregado – determinação do índice de forma com crivos. Rio de Janeiro, 2020.

FERNANDES, Ivy Souza; TRICHÊS, Glicério. Contribuição à caracterização do comportamento mecânico da camada de brita graduada “in situ”. Florianópolis, 2000.

LIMA, Caroline Dias; MOTTA, Laura Maria. Influência na variação granulométrica de brita graduada simples na deformação permanente. XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, ano 2015, 13 nov. 2015.

PINTO, Salomão. Pavimentação asfáltica: conceitos fundamentais sobre materiais e revestimentos asfálticos. Rio de Janeiro LTC 2015 1, 2015. (recurso online), ISBN 978-85-216-2916-0.

RETORE, Taís. Comportamento mecânico de agregados de basaltos alterados para pavimentação, rejeitos de garimpos de Ametista. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Contini, M., & Luvizão, G. (2023). Estudo de melhoramento de traço para base de pavimento flexível em brita graduada simples. Conhecimento Em Construção, 10, 187–208. https://doi.org/10.18593/cc.v10.32641