Estudo da incorporação do resíduo escória de chumbo para fabricação de blocos para pavimento intertravado

Autores

  • Letícia Akari Inoue Rafaeli
  • Jhulis Marina Carelli Unoesc
  • Maiara Foiato

DOI:

https://doi.org/10.18593/cc.v10.32606

Palavras-chave:

Resíduo escória de chumbo, Pavimento intertravado, Concreto

Resumo

O desenvolvimento de métodos para reaproveitamento de resíduos é alvo de estudo, pois estes melhoram a qualidade ambiental, uma vez que transformam resíduos em subproduto para novos processos fabris. O resíduo escória de chumbo, proveniente da reciclagem de baterias usadas e da extração e refino do chumbo secundário, atualmente tem sido armazenado e descartado em aterros devido à falta de tecnologias alternativas para sua reciclagem. Tecnologias limpas a custo competitivo têm feito que empresas revejam suas políticas priorizando essas soluções. Neste estudo foi realizada a confecção de peças de concreto para pavimentação que constituem o pavimento intertravado, onde foi utilizado cimento Portland V-ARI, buscando o melhor traço de concreto com substituição do agregado miúdo pelo resíduo escória de chumbo em três teores, 10%, 20% e 30%. Realizou-se traços com inserção de aditivo e sem aditivo, foram realizados ensaios no estado fresco e no estado endurecido para avaliação de todos os traços. No estado fresco foram realizados o ensaio de abatimento de tronco de cone para obter os resultados do slump de cada traço e ensaio de massa específica para posterior avaliação do custo-benefício dos traços. Já no estado endurecido foram realizados ensaio de resistência à compressão, absorção de água, avaliação dimensional e inspeção visual. Os resultados permitiram avaliar que a mistura do traço com aditivo e 10% do resíduo escória de chumbo atingiu resistência característica à compressão de 28,1 MPa. Segundo a normativa que regulamenta as peças de concreto para pavimentação, as peças destinadas ao tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha devem atender a resistência característica à compressão ≥35 MPa, sendo que os lotes com idade inferior a 28 dias devem apresentar no mínimo 80% do Fpk, sendo então de 28 MPa. Quanto aos parâmetros de absorção de água, avaliação dimensional e inspeção visual o traço E10-CA apresentou resultados positivos, indicando o potencial uso da escória na fabricação de blocos de concreto para pavimento intertravado. Ainda, quanto a avaliação do custo-benefício da incorporação do resíduo escória de chumbo, apresentou economia em relação ao traço referência. Conclui-se que as empresas de reciclagem de chumbo secundário devem continuar os estudos em relação ao uso do resíduo escória de chumbo na fabricação de blocos de concreto para pavimentação, dando ênfase a estudos de lixiviação das peças, visto que a o resíduo contêm concentrações de chumbo, para então poderem contar com uma tecnologia viável para reciclagem do resíduo com menor custo e segurança ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Ana Paula. et al. Manual de utilização de aditivos químicos para concreto : aditivos para concreto. São Paulo: Instituto Brasileiro de Impermeabilização. 2 ed. 2021. 47p.

ANDRADE, Micheli Barbosa de. Caracterização das escórias provenientes da reciclagem de baterias de chumbo- ácido. Dissertação (Pós-graduação em Química) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6136 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos. Rio de Janeiro, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211 – Agregados para concreto – Especificação. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9781 – Peças de concreto para pavimentação – Especificações e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9833 – Concreto fresco – Determinação da massa específica, do rendimento e do teor de ar pelo método gravimétrico. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004 – Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15953 – Pavimento intertravado com peças de concreto – Execução. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16605 – Cimento Portland e outros materiais em pó — Determinação da massa específica. Rio de Janeiro, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 46 – Agregados - Determinação do material fino que passa através da peneira 75 um, por lavagem. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 67 – Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248 – Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.

FERNANDES, Idário D. Blocos e Pavers – Produção e controle de qualidade. Ribeirão Preto. 7ed. 2016, 200 p.

GOMES, G. M. F. Redução do Impacto Ambiental da Escória de Obtenção de Chumbo por Via Secundária. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

LAPA, José Silva. Patologia, recuperação e reparo nas estruturas de concreto. 2008. Monografia (Especializado em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 56 p.

PASSUELO, Alexandra. Análise de parâmetros influentes na cromaticidade e no comportamento mecânico de concretos à base de cimento branco. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 175 p.

RODRIGUES, Públio Penna Firme. Fabricação de blocos pré-moldados de concreto para pavimentação – prática recomendada. 2ª ed. São Paulo, Associação Brasileira de Cimento Portland, 1995. 21 p. (BT-103)

SANTANA, G. P. A Reciclagem do Chumbo da Bateria. São Paulo. 2015. Disponível em: http://blog.clubedaquimica.com/a-reciclagem-do-chumbo-da-bateria/. Acesso em: 20 set. 2021.

TETRACON. A história do paver: o pavimento intertravado pelo mundo. 2017. Disponível em:http://www.tetraconind.com.br/blog/historia-do-paver-o-pavimento-intertravado-pelo-mundo/. Acesso em: 23 out. 2021.

TONIELO, Letícia Cristina. Estudo para adição de pigmentos inorgânicos em peças de concreto para pavimentação.

Relatório de Estágio Supervisionado II – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2018. 107 p.

TRINDADE, Davi Graize. Fabricação de blocos de concreto com substituição parcial do agregado miúdo por escória de formos de fundição de chumbo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2020. 59 p.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Rafaeli, L. A. I., Carelli, J. M., & Foiato, M. (2023). Estudo da incorporação do resíduo escória de chumbo para fabricação de blocos para pavimento intertravado. Conhecimento Em Construção, 10, 125–144. https://doi.org/10.18593/cc.v10.32606