Estudo comparativo do projeto de vigas de um edifício realizado manualmente e com o software Eberick
DOI:
https://doi.org/10.18593/conhecimentoemconstrucao.v9.30072Palavras-chave:
Dimensionamento, Software, EberickResumo
O dimensionamento de estruturas de concreto armado vem se tornado cada vez mais automatizado, com isso é necessário avaliar sua eficácia comparando-o com o método tradicional. O estudo foi realizado com o software Eberick, e planilhas eletrônicas para o cálculo manual das vigas de um edifício de 4 pavimentos passando pelas etapas de concepção, análise e dimensionamento estrutural. Nas duas formas de dimensionar foram utilizados os mesmos dados de cálculo com a finalidade de se obter resultados fidedignos, inicialmente se fixou uma seção de 15x40 cm para as vigas que em alguns casos teve que ser alterada. Com o mesmo propósito iniciou-se pelo software, afim de utilizar seus resultados como base de conferência para o manual que poderia apresentar mais erros devido as simplificações das análises (utilizou-se de pórticos planos enquanto o software usa pórticos espaciais e grelhas), e do processo como um todo. Em ambos os métodos foram respeitadas as recomendações da NBR 6118 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2014). Os resultados obtidos em comprimento foram transformados em pesos (kg) para comparação. De maneira geral, o software Eberick se mostrou mais econômico (8,55%) além de mais prático de ser utilizado. Com o presente artigo também é possível observar que os resultados variam bastante com o tipo de uso e distribuição de cargas sobre a estrutura.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 238 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de janeiro, 2019. 60 p.
CARVALHO, Roberto Chust; FIGUEIREDO FILHO, Jasson Rodrigues de. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: Segundo a NBR 6118:2014. 4. ed. São Carlos, SP: EDUFSCar, 2014. 415 p.
KIMURA, Alio. Informática aplicada em estruturas de concreto armado: cálculo de edifícios com o uso de sistemas computacionais. 1. ed. São Paulo, SP: PINI, 2007. 624 p.
OLIVEIRA, Túlio Crescêncio de; QUIULI, Rodrigo Castro; SILVA, Michael Dowglas de Gois. Uso de planilha eletrônica para o dimensionamento de pilares retangulares de concreto armado. 2019. 28 p. Artigo Científico - Universidade de Rio Verde, 2019.
PINHEIRO, Libânio M.; MUZARDO, Cassiane D.; SANTOS Sandro P. Concepção Estrutural. Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~almeida/ec802/Lancamento/Concepcao_EESC.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
PRADO, Wengler Nunes do. Análise e dimensionamento estrutural em concreto armado manual e computacional. 2018. 201 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2018.
SOUZA SILVA, Beatriz Núbia. Estruturas em concreto armado: cálculo manual x software de dimensionamento. 2017. 72 p. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.