Projeto de adequação de acessibilidade da Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini localizada em Joaçaba - SC
Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, AdaptaçãoResumo
A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidade especial. A educação é um dos pilares de qualquer sociedade, é a responsável pela formação dos futuros cidadãos e também é capaz de criar uma mudança positiva em padrões e comportamentos. No caso de pessoas com deficiência, a educação inclusiva se torna um elemento indispensável. O presente trabalho foi realizado com objetivo de avaliar e propor melhorias quanto à Escola de Educação Básica Deputado Nelson Pedrini, buscando identificar as características da acessibilidade da edificação. A escola está situada em um relevo acidentado e possui área de 3595,43 m², dispostos em três pavimentos. A avaliação da escola foi realizada por meio de mensurações in loco, fotografias, e comparadas as diretrizes da NBR 9050 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2015). Dentre os impasses encontrados em relação à escola analisada, destacam-se os desníveis existentes entre os pavimentos que são vencidos exclusivamente por escadas, ausência de estacionamento e a ausência de sanitários acessíveis. Conforme o projeto faz-se necessária a instalação de sinalização tátil no piso e nos ambientes, a adequação de corrimãos, mobiliários, entre outros. O valor total das adequações, incluindo materiais e mão de obra foi de R$ 627.223,53. Convém ao poder público estadual realizar as modificações necessárias, uma vez que a melhora nas condições de acessibilidade é um fator imprescindível para que as pessoas com deficiência física sejam de fato incluídas no ambiente escolar.
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Referências
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