Definição do Nível Altimétrico da Estação Maregráfica da EPAGRI-CIRAM e Proposição de Leitura de Alerta de Eventos de Alagamento por Maré para Joinville - SC

Autores

  • ROBISON NEGRI Católica SC https://orcid.org/0000-0002-2523-399X
  • Maiko Alexander Bindemann Richter
  • Marcielly Elbert Reimer
  • Gilmar de Amorim da Luz
  • Fernando Augusto Drevek
  • Cristiano Izidoro
  • Emanuelly Niedzvieski
  • Vitor Estevão Antunes Gomes

Palavras-chave:

Maré, Alagamentos, Previsão, Monitoramento

Resumo

Conforme o Plano Diretor de Drenagem Urbana da Bacia Hidrográfica do Cachoeira (PDDU), elaborado em 2011, a área urbanizada a bacia do rio Cachoeira é sistematicamente afetada pelas águas oriundas dos eventos de maré com períodos de recorrência menores que 2 anos. Tendo em vista a necessidade de aprimoramento do controle e alertas dos efeitos da atuação da maré no município, a Defesa Civil de Joinville, juntamente com a EPAGRI-CIRAM, vem desenvolvendo atividades de melhoramento da infraestrutura de monitoramento das marés na região, através de atividade de monitoramento em tempo real das marés. Com o objetivo de prevenção, orientação e planejamento, a Defesa Civil de Joinville, juntamente com o Centro Universitário Católica SC, desenvolveram a presente atividade de Extensão com o objetivo de relacionar as leituras maregráficas da estação localizada no Joinville Iate Club, através da amarração das leituras monitoradas com a cota altimétrica do local, no sistema SIRGAS 2000. Como resultado pode-se obter uma equação para a relação entre a leitura maregráfica e a altimetria, bem como, atualizar as manchas de alagamento para eventos de maré em Joinville-SC. Também foi possível propor uma cota altimétrica e, consequente leitura maregráfica, de referência para o sistema de alerta para os eventos com risco de alagamento maregráfico para o município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALFREDINI, P; ARASAKI, E. Obras e Gestão de Portos e Costas: A técnica aliada ao enfoque logístico e ambiental. São Paulo: Edgard Blücher, 2009.

COELHO, A. de L. Método de previsão de maré oceânica, utilizando análise harmônica em séries de 18,69 anos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, São Paulo, 2016.

GOOGLE. Google Earth. Disponível em: http://earth.google.com/. Acesso em: 26 ago. 2020.

HARARI, J.; FRANÇA, C. A. S.; CAMARGO, R. Variabilidade de longo termo de componentes de marés e do nível médio do mar na costa brasileira. Afro-Am. Gloss News, v. 8, n. 1, 2004.

IBGE. Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/rede-geodesica/10842-rmpg-rede-maregrafica-permanente-para-geodesia.html?edicao=16277&t=sobre. Acesso em: 26 ago. 2020.

IBGE (2010). Instruções técnicas para controle geodésico de estações maregráficas (CGEM) e sua vinculação vertical ao sistema geodésico brasileiro (SGB) / IBGE, Coordenação de Geodésia. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JOINVILLE, Prefeitura Municipal. Plano Diretor de Drenagem Urbana da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Prefeitura Municipal de Joinville, 2011.

JOINVILLE, Prefeitura Municipal. Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas da Prefeitura de Joinville (SIMGEO). Bairros de Joinville. Joinville, 2007.

MCCORMICK, J. M.; THIRUVATHUKAL, J. V. Elements of Oceanography. 2nd ed. Orlando: Saundres College Publishing, 1981.

MESQUITA, A. R. Sea level variations along the Brazilian coast: a short review. Journal of Coastal Research. SI 35, p. 21-31. 2003.

TRUCCOLO, E. C.; SCHETTINI, C. A. Marés astronômicas na Baía da Babitonga, SC. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology, v. 3, n. 1, p. 57-66, 1999.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

NEGRI, R., Richter, M. A. B., Reimer, M. E. ., Luz, G. de A. da ., Drevek, F. A., Izidoro, C., Niedzvieski, E., & Gomes, V. E. A. (2021). Definição do Nível Altimétrico da Estação Maregráfica da EPAGRI-CIRAM e Proposição de Leitura de Alerta de Eventos de Alagamento por Maré para Joinville - SC. Conhecimento Em Construção, 8, 79–92. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/27190