Proposta para adequação das condições de acessibilidade em escola de educação básica de Catanduvas, SC

Autores

  • Georgia Bucco Sfredo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elfride Anrain Lindner Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Acessibilidade, Adequação, Escola, Projeto arquitetônico

Resumo

A acessibilidade em escolas é um direito das pessoas portadoras de deficiência física e mobilidade reduzida em busca de educação. Realizou-se pesquisa com ênfase em acessibilidade, patologias e saídas de emergência. Na sequência elaborou-se projeto para adequação, com base na análise dos pontos críticos referentes à acessibilidade. Incluem-se os blocos de salas de aula (área construída de 1.825,88 m²), ginásio, quadra de esportes e respectivos acessos. Bibliografia e legislação aplicável foram consultadas. Realizou-se o registro fotográfico da edificação, com medições in loco nos aspectos de acessibilidade. Com circulação horizontal reuniu-se o bloco A (salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e área administrativa) e bloco B (salas de aula, sala dos professores, cozinha e orientação pedagógica). O acesso ao ginásio de esportes é feito por escadaria. Devem ocorrer adequações de dimensões, revestimentos e sinalização de ambientes. Propõe-se a implantação de rampa para acesso à entrada secundária da edificação; rampas e planos inclinados na rota interligando os blocos A e B; bloco B ao Ginásio e quadra de esportes. Há necessidade da instalação de corrimãos, guarda-corpos, guias de balizamento, sinalização tátil e visual. A proposta inclui sanitários no bloco esportivo, reformulação e ampliação de ambientes compatível com o número de usuários. As dimensões da saída principal da edificação devem ser ampliadas e o portão abrir para fora (saída de emergência). O valor orçado para as adequações de acessibilidade (materiais e mão de obra) foi de R$ 818.591,75. A escola inclusiva demanda profissionais habilitados e recursos do poder público.

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Referências

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

Sfredo, G. B. ., & Lindner, E. A. (2020). Proposta para adequação das condições de acessibilidade em escola de educação básica de Catanduvas, SC . Conhecimento Em Construção, 7(1), 157–180. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/23906