Estudo das condições de concretagem em estacas de pequeno diâmetro

Autores

  • Wilian Junior de Araujo
  • Fabiano Alexandre Nienov

Palavras-chave:

Fundação profunda, Patologia, Execução, Resistência

Resumo

Os elementos de fundação devem ser executados com a máxima segurança e garantir que atendam às especificações de projeto e às recomendações normativas. O problema se agrava principalmente no caso da execução de estacas moldadas no local, pois fica difícil avaliar o seu estado após a execução. A presente pesquisa foi realizada por meio da moldagem em um meio controlado com a utilização de tubos de PVC com diâmetro de 200 mm e comprimento de 3 m, para simular estacas de pequeno diâmetro moldadas no local de sua execução. Os tubos foram concretados com situações que podem ocorrer em uma execução real de fundação, como presença de água, lama e solo fofo em sua ponta, situações essas que comprometem a integridade e resistência das fundações. A pesquisa permitiu avaliar o estado físico e a resistência do concreto dos elementos moldados após 28 dias de cura. Ficou evidente que os elementos moldados com a presença de água e lama na base comprometeram a ponta e todo o fuste, pois o concreto ficou contaminado e, dessa forma, aconteceu a redução da resistência. Os elementos moldados com solo fofo em sua ponta, assim como o elemento que não teve material estranho lançando na base, não tiveram o concreto comprometido apesar de o lançamento ser de 3 m de altura e não vibrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AOKI, Nelson; CINTRA, José Carlos Angelo. Carga admissível e carga característica de fundações por estacas. Revista Solos e Rochas, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 137-142, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e Execução de Fundações. Rio de Janeiro, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7680-1: Concreto - Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto. Parte 1: Resistência à compressão axial. Rio de Janeiro, 2015.

FLEMING, W. G. K. et al. Piling Engineering. 2. ed. Glasgow: Blackie and Son, 1992.

MILITITSKY, Jarbas; CONSOLI, Nilo Cesar; SCHNAID, Fernando. Patologia das fundações. São Paulo: Oficina de textos, 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

Araujo, W. J. de, & Nienov, F. A. (2019). Estudo das condições de concretagem em estacas de pequeno diâmetro. Conhecimento Em Construção, 6, 89–98. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/conhecconstr/article/view/21838