INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NO SÉCULO XXI: HISTÓRIA, SUJEITOS E POSSIBILIDADES
Resumo
A trajetória da sociedade humana, desde seus primórdios, está permeada por distintos e diversos eventos culturais, ambientais, econômicos, políticos, científicos. Os seres humanos, atores do referido processo, desenvolveram características próprias de comunicação entre si, além da necessária compreensão do entorno, a partir da linguagem oral e, posteriormente, da escrita. Esse trabalho objetiva contextualizar o conhecimento dessas culturas e seus respectivos registros, construídos e transmitidos ao longo de gerações, é tarefa essencial na atualidade, por revelar as inúmeras concepções que já embasaram as diferentes dimensões da humanidade, mas, principalmente, a área da educação de surdos. Para tanto, é imprescindível a revisão da história da educação, seus precursores, concepções conceituais e práticas. Num segundo momento, após essa compreensão histórica, cabe então a apreciação da educação em tempos modernos, contemplando as particularidades típicas desse período, através da educação especial, mais especificamente, a educação de surdos. Essa consciência histórica das práticas dos seres humanos e suas concepções de mundo são determinantes para novos direcionamentos na sociedade contemporânea, ou seja, essa percepção influência a tomada de resoluções para que assim a sociedade visualize algumas possibilidades de encontrar novos caminhos no campo educacional, indiscutivelmente, em se tratando da educação especial, mais precisamente na educação de surdos na escola regular.