A INFLUÊNCIA DA PRÁXIS DO PROFESSOR ATRAVÉS DA DIMENSÃO PROFISSIONAL E POLÍTICA - A EXPERIÊNCIA NO PROEJA

Autores

  • Alexandra Ferronato Beatrici Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão
  • Samile Drews Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santa Rosa

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa maior realizada no ano de 2013 e propõe-se a analisar a importância da práxis dos professores do curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos -Proeja para com os estudantes. Objetiva então, refletir sobre a importância da dimensão profissional e política do professor na contribuição da formação educacional de pessoas jovens e adultas, em especial nos estudantes do curso. Através de pesquisa com enfoque qualitativo, analisou-se  através de questionário semi aberto a opinião dos professores que trabalham com o programa em uma instituição federal de ensino. Concluiu-se que quanto maior a compreensão das dimensões profissional e política por parte do professor, maior será a aprendizagem, envolvimento e reflexão crítica dos alunos referente aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, pois a aprendizagem não corresponde somente ao ensino profissionalizante, mas a uma formação politizada, de reflexão sobre o mundo do trabalho e sobre as relações que se estabelecem neste. Assim, a oportunidade desses sujeitos retornarem aos bancos escolares, cerceada do ensino público, de qualidade possibilita a participação destes na vida escolar, e consequentemente para atuarem em sociedade com a capacidade critica e reflexiva de mundo do trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Ferronato Beatrici, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão

Area Educação

Samile Drews, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Campus Santa Rosa

Area: Educação

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Beatrici, A. F., & Drews, S. (2014). A INFLUÊNCIA DA PRÁXIS DO PROFESSOR ATRAVÉS DA DIMENSÃO PROFISSIONAL E POLÍTICA - A EXPERIÊNCIA NO PROEJA. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 553–564. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/4945

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social