EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Autores

  • Arnaldo Elói Benvegnú Júnior UNOESC

Resumo

Este artigo visa contribuir com os educadores físicos no que diz respeito às formas de se trabalhar a disciplina de educação física escolar na busca da qualidade de vida por parte dos educandos, por meio da adoção da prática regular de exercícios físicos. O objetivo da pesquisa é compreender as atribuições do profissional em relação à sua função, enquanto mobilizador e incentivador, no que diz respeito às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar, referentes a exercício físico e saúde. A metodologia usada no trabalho foi a revisão bibliográfica, realizada por meio de obras e artigos científicos. Constatamos ao final da pesquisa o quanto é importante desenvolver aulas que contribuam para o processo de conscientização e mobilizem os alunos para as práticas corporais regulares, um dos itens indispensáveis para a conquista da qualidade de vida, voltada para a cidadania. Em relação ao papel do educador físico, constatamos a necessidade de compreender sua função e os objetivos curriculares de sua área, desenvolvendo práticas inclusivas e humanas, valorizando a relação interpessoal. Percebemos a importância de um repensar quanto a algumas práticas pedagógicas cristalizadas, que ainda se fazem presentes nos contextos e cotidianos escolares. O trabalho de temas ligados à área da saúde são aspectos de suma importância e precisam estar presentes no currículo da educação física escolar, que incitem os educandos a uma nova postura diante da adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo, consequentemente, a uma melhora na qualidade de vida.

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Como Citar

Benvegnú Júnior, A. E. (2011). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1271

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem