EDUCAÇÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO E ARTICULAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Esta investigação com o tema Projeto Político Pedagógico tem por objetivo pesquisar e analisar a construção e articulação do Projeto Político Pedagógico no cotidiano escolar, em unidades escolares que atuam com educação infantil de ensino público municipal. Compreendendo sua importância procuraremos buscar respostas para inquietações quanto à sua aplicabilidade ou como um instrumento burocrático, cheio de palavras bonitas e engavetado. Nosso problema de pesquisa é investigar como e quando acontece a elaboração e sua utilização pela equipe escolar; os critérios utilizados para elaborá-lo, sua abrangência, caso haja participação da comunidade como ela se sente como partícipe da gestão escolar. Acreditamos que a elaboração deste projeto é de competência da instituição, baseando-se na realidade local, em uma construção coletiva que vai se aperfeiçoando e concretizando no decorrer da caminhada. Os sujeitos desta pesquisa serão todas as pessoas envolvidas com as duas instituições pesquisadas. A gestão escolar participativa representa uma possibilidade dos pais e da comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos, e o Projeto Político Pedagógico deve estar inserido neste processo educacional, devendo, renovar-se constantemente, pois, é uma ação permanente de reflexão e discussão de problemas em busca de alternativas para solucioná-los. Para análise dos dados foi escolhida a análise de conteúdo via Lawrence Bardin para categorização dos dados coletados. As pessoas que fazem parte da escola precisam conhecer a comunidade, saber suas necessidades, para, em conjunto, definir os objetivos que juntos assumirão como compromisso durante o ano.Downloads
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Como Citar
Souza, S. T. F., & Almeida, M. de L. P. de. (2011). EDUCAÇÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO E ARTICULAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1223
Edição
Seção
Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica