CURRÍCULO E DISTINÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PROJETOS VENCEDORES DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL COMO PRÁTICA CURRICULAR DE DISTINÇÃO DOCENTE

Autores

  • Yáscara Michele Neves Koga UNOESC
  • Evandro Ricardo Guindani UNOESC

Resumo

Este trabalho é fruto de pesquisa que buscou investigar quarenta projetos vencedores do Prêmio Professores do Brasil, prêmio este atribuído pelo Ministério da Educação – órgão regulador oficial da educação – anualmente aos professores da rede pública, conferindo distinção a estes. Tal investigação buscou problematizar como o trabalho docente considerado digno de distinção é aquele que consegue “criativa e heroicamente” criar um currículo próprio a ser seguido pelo professor durante o ano letivo. Os trabalhos foram pesquisados de quatro formas; em primeiro lugar por meio do site oficial do prêmio onde registra os resumos dos trabalhos; em segundo lugar mediante documento impresso oficial do próprio Ministério da Educação; em terceiro lugar, em fita VHS, onde os ganhadores relatam sobre seus projetos e finalmente por intermédio de recortes de jornais das cidades dos professores premiados que relataram sobre os prêmios. Em suma, a distinção atribuída pelo Ministério da Educação aos professores premiados com o Prêmio Professores do Brasil está baseada na realização de projetos desenvolvidos em condições limite. Condições estas como: falta de estrutura, escasso material e recurso de trabalhos, mas que os professores premiados de maneira “criativa” desenvolvem suas práticas pedagógicas, definidas oportunamente pela organização do Prêmio como “pedagogia do possível”. A “pedagogia do possível” se confunde com proposta curricular e a cada ano de premiação firma-se como “saída” para o trabalho docente. A relevância deste trabalho está em contribuir para a discussão de políticas públicas observando o currículo e a prática docente como eixo que se retroalimenta.

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Como Citar

Koga, Y. M. N., & Guindani, E. R. (2011). CURRÍCULO E DISTINÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS PROJETOS VENCEDORES DO PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL COMO PRÁTICA CURRICULAR DE DISTINÇÃO DOCENTE. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1213

Edição

Seção

Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação