ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM: a construção do saber clínico norteado pela saúde humana multidisciplinar
Resumen
O objetivo principal deste trabalho foi construir de um quadro metacognitivo com as estratégias de ensino e de aprendizagem no curso de Enfermagem da UNOESC, Campus de Joaçaba, encontrada nos componentes curriculares de saúde humana multidisciplinar. O referencial teórico que fundamentou o trabalho foi: Knowles (1980), Zanotti (1996), Flavell (1999), Peixoto (2007), entre outros. Cabe ressaltar que se propõe atender às prerrogativas do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UNOESC- Campus de Joaçaba-SC por meio de prática multi/interdisciplinar, promover diálogos múltiplos entre o colegiado do curso, a fim de propiciar práticas inovadoras de ensino, bem como estimular pesquisa, raciocínio lógico e estudo sistematizado por parte dos acadêmicos. Essa atividade envolveu Saúde da Criança e do Adolescente I, II, III; Saúde da Mulher I, II, III; Saúde do Adulto I, II, III; Saúde Mental e Saúde do Trabalhador. A atividade focou-se desde o planejamento de ensino até a avaliação, em alguns casos, para a construção do quadro metacognitivo. O resultado dessa investigação reuniu os principais tópicos, instrumentos e abordagens para uma reflexão de como ocorreu o processo de ensino na construção do saber clínico dos estudantes do curso de Enfermagem e proporcionou uma seleção de fundamentos para a construção do quadro metacognitivo mediado pela sistematização de fundamentação teórica voltada para os processos educacionais no ensino da Enfermagem da UNOESC, apontando caminhos de um fazer pedagógico focado na aprendizagem real e significativa.