EPISTEMOLOGIAS DA TERRA E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ESTRATÉGIAS DO MST PARA UMA LUTA EMANCIPATÓRIA FRENTE AO MODELO DE GLOBALIZAÇÃO HEGEMÔNICO

Autores/as

  • Eliane Pereira Universidade Comunitária da Região de Chapeco
  • Rosana Maria Badalotti
  • Celso Francisco Tondin
  • Cristian Cipriani
  • Natanaél Feijó

Resumen

A trajetória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem se constituindo por um quadro social historicamente subalternizado e por disputas estruturais que refletem matrizes epistemológicas e práticas educativas, tendo em vista a construção de um modelo contra-hegemônico social. Este ensaio teórico busca analisar de que forma os conhecimentos epistemológicos e práticas educativas produzidas pelo MST, se configuram em uma das estratégias do movimento para uma luta emancipatória frente ao modelo de globalização hegemônico. Metodologicamente se caracteriza como um ensaio teórico reflexivo que busca elencar aspectos que possam elucidar e contribuir para compreender uma determinada realidade de forma qualitativa, sem pretensões de generalizações. As reflexões teóricas sobre a globalização hegemônica em sua relação à trajetória do MST na luta pela terra evidenciam que o movimento está voltado para a conquista e concretização da Reforma Agrária, como forma de articular e criar estratégias contrárias ao modelo de globalização hegemônico. Constatamos também que as formas de se produzir conhecimento no/do campo se aproximam conceitualmente das Epistemologias da terra, compreendidas enquanto as diferentes formas de saberes, conhecimentos e práticas educativas associadas ao projeto político mais amplo do movimento. Por fim, a construção de uma educação social global contra-hegemônica, está perpassada por conhecimentos epistemológicos e práticas pedagógicas formuladas coletivamente, os quais englobam todas as ações e experiências de lutas políticas em que o MST está envolvido, consolidando-se a constituição de uma nova hegemonia e caracterizando o que denominamos de Epistemologias da terra. 

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Biografía del autor/a

Eliane Pereira, Universidade Comunitária da Região de Chapeco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atuou como funcionária em uma cooperativa de crédito dentro da região oeste (CREDI CHAPECÓ) e em uma central de serviços de três estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), auxiliando em atividades de formação como: oficinas, cursos, seminários e assembleias. Atualmente, mestranda em educação pelo programa de pós-graduação stricto sensu pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Pereira, E., Badalotti, R. M., Tondin, C. F., Cipriani, C., & Feijó, N. (2014). EPISTEMOLOGIAS DA TERRA E PRÁTICAS EDUCATIVAS: ESTRATÉGIAS DO MST PARA UMA LUTA EMANCIPATÓRIA FRENTE AO MODELO DE GLOBALIZAÇÃO HEGEMÔNICO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 621–634. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5203

Número

Sección

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social