NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: A SERPENTE NA EDUCAÇÃO
Resumen
A tecnologia ditou novas formas de se relacionar, novas maneiras de captar e armazenar informações e, sobretudo de construir o conhecimento. Ela revolucionou o mundo. Todavia, com ela também vieram novos meios para alienar e manipular as pessoas. A tecnologia é a nova serpente do Éden. Nesta perspectiva, o seu uso deve ser pensado, já que deve refletir o aprimoramento da sociedade, não só em termos “econômicos e de poder”, mas, sobretudo no que tange a descoberta do verdadeiro, das ligações e dos desligamentos entre os fenômenos, enfim no conhecimento real das causas. Neste sentido, a tecnologia pode ser vista como um instrumento para operacionalizar a Educação na construção do conhecimento. Entretanto, observando a realidade verifica-se que nem sempre os próprios docentes percebem que a tecnologia voltada para Educação pode propiciar a construção do conhecimento, embora os recursos digitais, hoje, estejam disponíveis na maioria das escolas brasileiras, o que deflagra a necessidade de uma reflexão mais apurada sobre a importância dessas tecnologias. Deste modo, formula-se como questão de pesquisa: As ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, enquanto instrumento de operacionalização da Educação, contribuem para o conhecimento verdadeiro? Consequentemente, o estudo compromete-se a cumprir o seguinte objetivo: Verificar a importância das ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, enquanto instrumento de operacionalização da Educação, para a construção do conhecimento verdadeiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, salientando-se a obra “O Livro do Conhecimento”, de Henri Atlan. Assim, constatou-se que as tecnologias aplicadas a Educação podem, se bem manejadas, levar a construção do conhecimento.
Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Tecnologia.