AVALIAÇÃO NO CAMINHO DA PROFICIÊNCIA: um relato de experiência

Autores/as

  • Rose Maria Makowski
  • Amarildo Pedro Biscaro
  • Patrícia Guarez Bentach

Resumen

A perspectiva que norteia o presente relato fundamenta-se no trabalho desenvolvido em uma escola municipal de Salto Veloso- SC, com professores e alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, mais precisamente com  a reestruturação das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental envolvendo o ensino por competências e habilidades, bem como a melhoria do ensino em prol da proficiência. Mostra, também, de forma significativa os resultados da avaliação de proficiência dos alunos do 6.o ao 9.o ano, como uma maneira de se analisar, de forma mais plausível e efetiva, todas as mudanças propostas e adotadas ao longo de três anos (2011, 2012 e 2013). O referencial teórico que fundamentou o trabalho foi Bloom (1983), Perrenound (2000), Moretto (2005), Vasconcelos (2005), entre outros. A forma de mensuração deste processo se deu na aplicação de uma avaliação de proficiência, de cunho operatório, a todos os alunos do Ensino Fundamental II. A prova possui 80 questões, sendo 20 questões de cada eixo cognitivo, aplicada no fim do segundo semestre, com o intuito de avaliar as competências e habilidades mínimas de cada aluno construídas a partir de uma matriz de referência, contemplando os conhecimentos básicos de cada ano do Ensino Fundamental II. Os resultados perfazem uma melhoria na proficiência dos alunos, observando-se comparativamente os anos de 2011, início do processo, e 2013, respectivamente, os níveis: básico de 54% para 75%; proficiente de 35 para 56%; e avançado 19% para  34%. Atribui-se esta melhora no desempenho da execução das atividades propostas à adesão da equipe docente às práticas pedagógicas inovadoras e avaliação operatória e a reorganização dos conhecimentos em uma sequência lógica e gradativa no planejamento anual. 

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Publicado

2014-09-09

Cómo citar

Makowski, R. M., Biscaro, A. P., & Bentach, P. G. (2014). AVALIAÇÃO NO CAMINHO DA PROFICIÊNCIA: um relato de experiência. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1025–1038. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5183

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem