Diferentes ou iguais, podemos viver juntos? Uma experiência sobre a diferença na escola.
Resumen
O presente trabalho parte de uma pesquisa realizada em uma escola privada do extremo oeste catarinense, precisamente na cidade de São Miguel do Oeste. Envolveram diretamente os alunos (trinta alunos) do 8° (oitavo ano) do ensino fundamental e por extensão todos os alunos e professores da escola. A experiência consistiu em amarrar na cabeça de alguns alunos (oito) faixas com cores diferentes e que esses alunos permanecessem no espaço escolar (sala de aula, ginásio, intervalo, etc) e fossem vistos chegando e saindo da escola com tais faixas. Pretendeu-se criar um ambiente de diferença na escola. Os demais alunos da turma que não fizeram uso da faixa tiveram o trabalho de “etnógrafos”; observaram e relataram o que se passou com os alunos que usaram as faixas durante o período da experiência. O resultado obtido com a experiência revela que precisamos desenvolver articulações maiores entre escola e diferença, escola e alteridade, onde os conteúdos devam ser ministrados em interlocução com reconhecimento do Outro em sua diferença.
Palavras-chave: educação, diferença, interculturalismo.