GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NA SERRA CATARINENSE
Resumen
O presente trabalho busca refletir sobre a (in)visibilidade da temática de gênero e sexualidade na estrutura curricular de um curso de Psicologia na Serra Catarinense. Entende-se que o currículo é formador de identidades, que reflete as estruturas sociais e sobre como a sociedade percebe as identidades de gênero e sexualidade. Possui como objetivo refletir e problematizar a (in)visibilidade das temáticas de identidades de gênero e sexualidade. Essas temáticas fazem parte da constituição de subjetividades do ser humano. A concepção teórica está embasada na perspectiva da educação queer, que busca acolher as diversidades dos sujeitos, possibilitando uma crítica à norma, problematizando a heteronormatividade. Possibilitando novas perspectivas para uma estrutura curricular, buscando sair de um campo da abjeção dessas temáticas. Utilizamos de um respaldo teórico a partir dos escritos de Michel Foucault, Judith Butler e Richard Miskolci. Abordamos uma educação pautada na teoria queer que vem questionar as práticas hegemônicas e os dispositivos biopolíticos que disciplinam e controlam corpos e desejos, causando sofrimento a sujeitos que não seguem a norma. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental. Constatou-se a partir deste estudo que a estrutura curricular do curso de Psicologia não apresenta indicações sobre como trabalhar a temática das identidades de gênero, apenas esboça sobre sexualidade no desenvolvimento humano, dentro de uma lógica normativa da heterossexualidade, não possibilitando questionar os padrões hegemônicos presente na sociedade.