FORMAÇÃO DOCENTE PARA REFLETIR E AGIR EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumen
O desenvolvimento dos profissionais de educação é necessário para atuação na escola contemporânea, imersa em uma sociedade em contínuas transformações. Os fazeres profissionais na atualidade precisam contemplar reflexões contínuas do processo de ensino-aprendizagem e exigem do profissional formação permanente. Promover a Alfabetização Científica na educação básica é uma necessidade para a inserção consciente e crítica dos sujeitos na sociedade. Neste sentido as ações educacionais devem oportunizar perspectivas de formação aos professores, visando o seu desenvolvimento profissional e a adaptação as mais diversas situações que envolvem a complexidade do ato educativo. Visando contribuir com esta realidade o Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul ofertou em 2013 o curso “Formação de professores de ciências naturais e exatas: reflexão-ação-colaboração” através da constituição de um grupo que integra acadêmicos das licenciaturas, professores em exercício e professores formadores. Este trabalho tem por objetivo apresentar brevemente a dinâmica do curso e explicitar os procedimentos pedagógicos utilizados na abordagem do processo de Alfabetização Científica. A abordagem da pesquisa é qualitativa e como técnicas de análise foram utilizadas a observação direta e a análise documental. Como resultados, houve diálogo entre profissionais de áreas distintas e aproximação entre a realidade escolar e a realidade acadêmica. O desenvolvimento profissional dos envolvidos foi evidenciado através de dados empíricos seja pela utilização explícita das categorias de Alfabetização Científica ou pela promoção da mesma através da abordagem dos conceitos científicos. O planejamento de ensino e a ação pedagógica reflexiva mostraram-se eficientes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-09-08
Cómo citar
Clebsch, A. B., & Bocheco, O. (2014). FORMAÇÃO DOCENTE PARA REFLETIR E AGIR EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 811–824. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5118
Número
Sección
Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem