DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL APÓS FORMAÇÃO INICIAL: PERFIL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
O desenvolvimento profissional caracteriza-se como um processo evolutivo e contínuo, que não começa nem acaba na formação inicial. O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil de formação continuada realizada e as necessidades de formação de professores de Educação Física. Interessa caracterizar as necessidades formativas e áreas de formação continuada realizadas e valorizadas por estes professores nos quatro anos após a formação inicial em 2006. Responderam ao Questionário de Caracterização do Percurso Profissional, um inventário de necessidades e caracterização da formação continuada e a percepção sobre as necessidades de formação, 18 professores, sendo os dados tratados através da estatística descritiva. Estes professores realizaram 78 ações de formação continuada ao longo dos últimos quatro anos. Deste total, 43 ações foram na área técnica da Educação Física, 28 ações na área da Educação Física Escolar e 7 ações de formação continuada noutras áreas. Estes professores investiram na profissão, procuram manter-se informados e atualizados e realizam ações de formação relacionadas aos seus interesses e oportunidades, considerando as dificuldades encontradas por alguns. Neste processo de aprendizagem da atividade docente se constrói a identidade profissional do professor, dado que sentir-se ou assumir-se professor é resultado de um processo evolutivo, construído cotidianamente no decorrer dos anos, desde o momento da escolha pela profissão.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Formação Continuada. Necessidades de Formação. Perfil de Formação. Professores de Educação Física.