As disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas: articulação necessária na formação do professor

Autores/as

  • Lucile da Rosa Francescato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
  • Nadir Castilho Delizoicov Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumen

Esta pesquisa insere-se no campo da formação de professores. O objetivo é discutir a docência na educação superior, mais especificamente no tocante às licenciaturas. Para tanto, buscou-se identificar de que forma os professores formadores articulam os conhecimentos das disciplinas específicas aos conhecimentos das disciplinas pedagógicas, bem como as estratégias e/ou metodologias que utilizam para concretizarem esta articulação. Um estudo piloto foi realizado junto a dois professores, um leciona a disciplina de “Anatomia Humana” e o outro “Fisiologia Humana”, sendo que ambos atuam no curso de Ciências Biológicas (habilitação licenciatura e bacharelado na mesma grade curricular) de uma instituição localizada na região oeste de Santa Catarina. A entrevista semi-estruturada contendo sete questões, constituiu o instrumento para a coleta de dados junto aos professores. Anterior à realização das entrevistas foi analisado o Projeto Político Pedagógico visando identificar o perfil do curso, bem como os conceitos e diretrizes que orientam a formação dos profissionais que a instituição se propõe a formar. Os resultados obtidos indicaram que os professores entrevistados não têm claro como realizam a articulação entre esses conhecimentos; que durante o processo é dado maior ênfase à formação para o bacharelado. Mesmo existindo a preocupação com a formação para a docência, esta ainda ocupa um lugar secundário. Considera-se imperativo repensar as práticas nos cursos de formação inicial que contemplem a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos, proporcionando uma formação mais consistente ao futuro professor. Os resultados e conclusões são parciais, visto que a pesquisa encontra-se em andamento.

Palavras-Chave: Formação de Professores de Biologia. Formação Pedagógica. Formação Específica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucile da Rosa Francescato, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007). Mestranda em Educação pela Unochapecó (2012) . Atualmente atua como Elaboradora de Projetos na Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Atuou como coordenadora do Projeto de Extensão Estudos e Assessoria em Educação também pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Também ministrou aulas no ensino fundamental (5ª e 8ª séries).

Nadir Castilho Delizoicov, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduação em Pedagogia e em Ciências Físicas e Biológicas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Foi professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde atuou no Curso de Mestrado em Educação, do qual foi coordenadora de 2003 a 2005. Atualmente é professora Titular do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de educação, principalmente nos seguintes temas: metodoloiga do ensino de ciências/biologia, formação de professor, ensino de ciências naturais/ciências e biologia, epistemologia, história da ciência e ensino, pesquisa e formação de professores.

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Francescato, L. da R., & Delizoicov, N. C. (2014). As disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas: articulação necessária na formação do professor. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 403–408. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5107

Número

Sección

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior