As disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas: articulação necessária na formação do professor
Resumen
Esta pesquisa insere-se no campo da formação de professores. O objetivo é discutir a docência na educação superior, mais especificamente no tocante às licenciaturas. Para tanto, buscou-se identificar de que forma os professores formadores articulam os conhecimentos das disciplinas específicas aos conhecimentos das disciplinas pedagógicas, bem como as estratégias e/ou metodologias que utilizam para concretizarem esta articulação. Um estudo piloto foi realizado junto a dois professores, um leciona a disciplina de “Anatomia Humana” e o outro “Fisiologia Humana”, sendo que ambos atuam no curso de Ciências Biológicas (habilitação licenciatura e bacharelado na mesma grade curricular) de uma instituição localizada na região oeste de Santa Catarina. A entrevista semi-estruturada contendo sete questões, constituiu o instrumento para a coleta de dados junto aos professores. Anterior à realização das entrevistas foi analisado o Projeto Político Pedagógico visando identificar o perfil do curso, bem como os conceitos e diretrizes que orientam a formação dos profissionais que a instituição se propõe a formar. Os resultados obtidos indicaram que os professores entrevistados não têm claro como realizam a articulação entre esses conhecimentos; que durante o processo é dado maior ênfase à formação para o bacharelado. Mesmo existindo a preocupação com a formação para a docência, esta ainda ocupa um lugar secundário. Considera-se imperativo repensar as práticas nos cursos de formação inicial que contemplem a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos, proporcionando uma formação mais consistente ao futuro professor. Os resultados e conclusões são parciais, visto que a pesquisa encontra-se em andamento.
Palavras-Chave: Formação de Professores de Biologia. Formação Pedagógica. Formação Específica.