LEITURA E ESCRITA COMO RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores/as

  • Viviane Teresinha Zapelini uniplac

Resumen

Este artigo será composto de uma breve abordagem comentada sobre a fundamental apropriação do ato de ler e escrever acadêmicos, estimulando e capacitando os estudantes para leitura e escrita de textos previstos para os níveis de graduação e pós-graduação. Nesse sentido é importante ressaltar o papel da universidade enquanto instituição inserida na comunidade, pois é nesse espaço também, que o estudante assimila os saberes necessários para a pesquisa e produção acadêmica levando em conta o descompasso existente entre a leitura e a escrita como processos que não são indissociáveis, contudo mantém uma relação de interdependência, onde a pesquisa e a produção do conhecimento passam pela escrita impreterivelmente para ser socializada e transformada em ciência. O presente estudo é proveniente de aulas de laboratório de escrita precedidos de leituras de textos indicados pelo professor e pesquisas bibliográficas num processo construído durante todo o período do curso de mestrado e que contribui para qualquer modalidade e nível de ensino. A leitura e a escrita se constituem em ameaça ao que se pretende preservar, dominar e controlar. Igualdade social e democracia também só serão possíveis no momento em que todos tenham acesso à leitura e à escrita. A leitura é uma arma poderosa aliada à cidadania de um povo para a transformação e superação de problemas e realidades sociais desiguais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Teresinha Zapelini, uniplac

Graduação em Letras Português Inglês, pós graduação em Metodologia de Ensino e mestranda em educação pela UNIPLAC. Professora do Sistema Municipal de Educação a 30 anos. Atuando no Ensino Médio na EMEF Itinerante Maria Alice Wolf de Souza. Nascida e residente em Lages sc.

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Zapelini, V. T. (2014). LEITURA E ESCRITA COMO RESPONSABILIDADE SOCIAL. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 901–910. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5062

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem