REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS SOCIAIS QUE CONSOLIDARAM OS CONSELHOS DE PAIS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Resumen
O trabalho consiste numa reflexão foucaultiana sobre os Conselhos de Pais e Professores das escolas públicas do município de Lages, desde o escopo de sua constituição, suas determinações legais e seus encaminhamentos enquanto práticas sociais. As associações e conselhos escolares pressupõem a presença ativa de todos os segmentos sejam pais, estudantes, professores e profissionais da educação, no processo de pensar as questões atinentes, num determinado espaço educativo. Estas são organizações constituídas sem fins lucrativos em que se entende a instituição da gestão participativa em âmbito escolar. É a unidade executora da escola para toda ordem de recursos recebidos. O uso da genealogia de Michel Foucault implicará no método usado para a investigação sobre as práticas sociais que revelam os modos de conhecer e de agir dos envolvidos nesse processo, caracterizando o ato de governar e ser governado, não apenas como uma imposição de conduta, mas também como aceitação de liderança, a qual determina as formas de pensamento e participação. As políticas públicas voltadas para a educação são um deslocamento de poder onde apostam em novas perspectivas de mudança e de emancipação e que na verdade são formas inócuas de que há participação da comunidade e dos pais, pois o governo ao repassar essas formas de participação à comunidade já estabelece os limites dela, fazendo com que a escola seja responsável pela sua própria manutenção no estabelecimento de diversas parcerias e assim, se eximindo da sua obrigação legal com poucos investimentos.