ANTROPOLOGIA ESSENCIAL E EDUCAÇÃO ESTÉTICA: UM DIÁLOGO SOCIALIZADOR.
Resumen
Neste artigo apresenta-se a possibilidade de relacionar as ideias propostas por Jean-Yves Leloup (1998), e sua antropologia essencial, onde o autor observa o universo da formação, numa tríade de escuta humana dos pontos de vista físico, mental e espiritual, ao campo da educação estética. Nesse sentido, situa-se historicamente o conceito de educação estética e busca-se um diálogo com a antropologia essencial. Desta relação destaca-se como dimensão emergente o processo de sociabilidade. Na tessitura destas ideias, se constrói uma rede de fios tênues, com a teoria social de Simmel, para quem a sociedade é processo de socialização e a interação perpassa todas as fases da vida dinamicamente, se apresentando na forma de sociação, capaz de estabelecer relações entre o microcosmo e o macrocosmo, tentando encontrar em cada singularidade da vida, a totalidade de seu sentido. Sendo assim, pesquisa-se esta relação na e para além da formação dos sujeitos, bem como o lugar da educação estética no processo de individualização e socialização. A investigação dos traços significativos que constituem estas ideias está estruturada em: 1) Educação estética, histórico e sentido. 2) Uma oficina de formação ética-estética 3) Ato criador e uma educação estética socializadora.
Palavras - Chave: Educação Estética. Antropologia Essencial. Ato Criador. Interação. Socialização.