ENSINO DO DESIGN NO BRASIL: DA IDEIA À CONSOLIDAÇÃO

Autores/as

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê

Resumen

O presente artigo versa sobre as origens e consolidação do ensino do design no Brasil, visa desvelar, por meio de estudos bibliográficos, as bases políticas e pedagógicas que permitiram e nortearam a implantação do curso no país. Destaca que, a partir de 1930, com o processo de industrialização e crescente urbanização, ensaiaram-se os primeiros movimentos envolvendo o ensino do design, sendo atividades realizadas de forma empírica por profissionais de áreas afins (em especial arquitetura e artes), por ser uma área prática o ensino informal dava-se por meio de processos de adestramento e observação. Ressalta que as primeiras tentativas de ensino formal do design datam de 1950, seguindo o plano nacional desenvolvimentista, embora o marco inicial no Brasil, tenha sido no ano de 1963, no Rio de Janeiro, com a inauguração da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). O currículo proposto para a ESDI tornar-se-ia um paradigma para o ensino do design no Brasil, uma vez que a proposta pedagógica contemplava disciplinas entre ciências humanas e conhecimentos tecnológico, passando da teoria à prática. Conclui que muitas foram as influências políticas e econômicas que nortearam a constituição do ensino do design, ora considerando-o agente transformador da sociedade, ora um curso desnecessário para o desenvolvimento nacional.  

Palavras – chave: Design. Ensino. Brasil.

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Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Tissiani, K. (2014). ENSINO DO DESIGN NO BRASIL: DA IDEIA À CONSOLIDAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 359–370. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5021

Número

Sección

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior