LEITURA DE CHARGES: um Projeto de intervenção para o ensino de Geografia na Educação Básica

Autores/as

  • Rosangela Miola Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • João Maravieski Brambila Professor bolsista programa OBEDUC/UEL
  • Sandra Aparecida Pires Franco

Resumen

RESUMO: O objetivo deste artigo é o demonstrar como foi elaborado e aplicado um projeto de intervenção relacionados à leitura de charges para o ensino de geografia em uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. A investigação teve como base os índices educacionais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e as análises das notas alcançadas pelos alunos na Prova Brasil em Língua Portuguesa. A investigação parte leitura de charges pelos alunos no intuito de verificar se os mesmos conseguem identificar nas imagens as diferentes dimensões, tais como: políticas, econômicas, sociais, culturais, religiosas, que contribuem para a apropriação de conceitos geopolíticos e também para a formação de leitores críticos capazes de desvelar as intencionalidades dos discursos nas diferentes mídias que os cercam. A base teórico-metodológica para a análise dos resultados da pesquisa é o Materialismo Histórico e Dialético, pois se entende a leitura como modo de transformação social. A investigação serve como justificativa para a formulação e implantação de projetos de intervenção em leitura com charges no intuito de contribuir para a leitura crítica de textos, pois os resultados apresentados demonstraram que os alunos não conseguem identificar as intencionalidades dos discursos presentes nas imagens apresentadas.

 

Palavras-chave: Leitura de charges. Geografia. Materialismo Histórico Dialético. Projeto de Intervenção.

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Biografía del autor/a

Rosangela Miola Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

João Maravieski Brambila, Professor bolsista programa OBEDUC/UEL

Professor da Rede estadual de Ensino do Paraná

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Oliveira, R. M., Brambila, J. M., & Pires Franco, S. A. (2014). LEITURA DE CHARGES: um Projeto de intervenção para o ensino de Geografia na Educação Básica. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 887–900. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5002

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem