A APRENDIZAGEM DA DANÇA POR PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN
Resumen
A dança ajuda aos portadores de síndrome de Down a explorar habilidades físicas, na reorganização psicomotora e social, e favorece o equilíbrio e coordenação necessários nas atividades da vida diária. O objetivo foi avaliar a quantidade de repetições e reforço necessárias para a aprendizagem de uma sequência coreográfica por três portadores de Síndrome de Down em uma única sessão. Foram utilizados como instrumentos uma sequência coreográfica de quatro passos, uma música conhecida pelos participantes, uma filmadora para o registro das sessões e uma sala de dança livre de distrações. Foi adotada a metodologia observacional para o registro e análise das categorias, com sentido descritivo exploratório, atendendo a um formato de estudo de casos. Os resultados mostram que todos foram capazes de aprender, entretanto, houveram diferenças claras na maneira como ocorreu o processo em cada participante. Foi realizada uma média de 185 repetições por sessão. A porcentagem de acertos e erros total foi, para o Participante 1 de 33% acertos e 67% de erros, para o Participante 2 foi 37% e 63% respectivamente, e para o Participante 3 de 96% e 4%. Em todas as repetições com todos os participantes foram utilizados reforços do tipo de correção técnica e motivacional. Os resultados indicam que quanto mais repetições ocorriam maior era a aprendizagem. Também que os movimentos que exigiam lateralidade foram a principal dificuldade dos participantes. Estas evidências levantam discussões importantes sobre o processo de aprendizagem para toda a população de portadores de Síndrome de Down.